Com tecnologia do Blogger.

31 coisas para desenhar


Daily Drawing Challenge: 31 Things to Draw é, como o próprio nome indica, um desafio criativo que consiste em desenhar algo diferente durante 31 dias. A ilustradora Lisa Congdon lançou-o no Creativebug, uma plataforma com aulas, inspirações e tutoriais de diversas áreas como arte, design, ilustração, costura, crochet e tricô.

Este desafio tem vários factores que o tornam exatamente isso, um desafio.
O primeiro é que os temas ao serem facultados pela Lisa e não escolhidos por quem o realiza evita que se possam escolher temas “confortáveis”, ou seja, não desafiantes e que se tornem demasiado simples por existir alguma familiaridade ou prática em desenhar o objeto em questão. É proposto que se criem desenhos estilizados, explorando padrões, cores e formas e assim contornar e aceitar as imperfeições. Em segundo lugar é feito um convite para dar asas à imaginação criando e recriando os 31 objetos de maneiras, formas e estilos diferentes. E, por último, é uma proposta que obriga a observar intensamente a morfologia base dos objetos e a desenhar segundo a interpretação pessoal dos mesmos. É muito pouco provável, senão impossível, que duas pessoas representem exatamente da mesma forma o mesmo objeto.

O Creativebug tem, na página deste desafio, o vídeo de apresentação e uma galeria onde é possível ver os desenhos feitos pela Lisa Condgon, mas também os de outras pessoas que participaram. E é fascinante ver a diversidade de interpretações que por lá são mostradas.


A Mafalda do Nuts For Paper também participou no desafio e foi partilhando os resultados no blog. Podem vê-los aqui, aqui e aqui. Um dos meus favoritos é este:


Para quem quiser alinhar no exercício ficam aqui os temas dos 31 dias.

1. árvore     2. caneca de chá     3. cadeira     4. folha     5. rosa     6. sapatilha     7. jarro     8. gato     9. pássaro     10. cogumelo
11. vassoura     12. tulipa     13. coruja/mocho     14. feto     15. relógio     16. maçã     17. vegetais de raiz     18. bikini     19. peixe
20. grafo     21. cacto     22. pincel     23. frasco de especiarias     24. planta de interior     25. bota     26. concha
27. lâmpada/candeeiro     28. sal e pimenta     29. brilho do sol     30. abelha     31. telefone

Se já fizeram este desafio ou estão a fazê-lo agora, contem nos comentários a vossa experiência e se têm por hábito partilhar os resultados nas redes sociais.

______
Apenas a primeira imagem deste post é da minha autoria. Podem aceder às fontes das outras imagens clicando nas mesmas.

11 comentários

  1. O meu jeito para desenhar não é o melhor, mas adoro fazê-lo e estou tentada a experimentar este desafio! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida, experimenta e depois partilha o resultado! Quero muito ver :)

      Eliminar
  2. Acho que vou alinhar! O meu jeito para desenho fica muito à quem, mas isto é meio caminho andado para voltar a melhorar.
    Gosto muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A melhor forma de melhorar o desenho é praticando, por isso mãos à obra! :)

      Eliminar
  3. que giro! Gosto muito destes desafios e ainda não conhecia este em particular.
    Secalhar....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bom exercício! Se o fizeres depois mostra o resultado :)

      Eliminar
  4. Este post vai saltar directo para os favoritos - assim que a peça que temos em cena lá na in skené acabe, vou-me atirar a isto! Que ideia tão gira! E uma bela forma de reavivar a desenhadora que há em mim e que quer sair mas nunca sai ahaha

    Jiji

    * GIVEAWAY - Ganha um Colar + Pulseira + 3 anéis da Coolares *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! Se for desta quero ver o resultado depois :)

      Eliminar
  5. este desafio não é para mim.. iam todos sair com forma de árvore.. a única coisa que sei desenhar! Belas folhas Mariana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca se sabe, podias surpreender-te a ti própria :P
      Obrigada :)

      Eliminar
  6. Como estou a terminar um desafio, fiquei tentada a atirar-me a este :D
    Obrigada pela partilha.
    nuages dans mon café

    ResponderEliminar