Com tecnologia do Blogger.

A Joana Candeias faz as malas, nós usamos


Ultimamente o artesanato tem crescido e evoluído bastante. Renovam-se conceitos, exploram-se novos materiais e novas formas visuais e de concepção de peças e produtos manualmente. O artesanato não tem de ser mais aquele objeto que já está desactualizado e não combina nem connosco nem com a sociedade em que vivemos.

Desde cedo que a vida a direcionou para esta aventura de criar peças únicas, feitas à mão com o amor e a dedicação que cada uma delas merece. Conjuga cores, texturas e padrões e assim idealiza, projeta e costura artesanato de qualidade.
Conheçam a Joana e a sua marca.


Como nasceu o gosto pelo design de moda, pelos tecidos e pela costura?
Antes de iniciar o gosto pela moda em si, o que me encantava em pequena, eram as paletas de cores das canetas de feltro e as inúmeras  possibilidades de conjugar cores.
Esse gosto, foi em grande parte influenciado pelos meus pais, que sempre incentivaram e proporcionaram a experimentação, bem como uma descoberta criativa livre. Com cerca de 8 anos começou o gosto pela moda de uma forma muito intuitiva e natural. Nessa altura, comecei a desenvolver pequenas coleções de vestuário para as bonecas, com tecidos que encontrava por casa, e que já não tinham utilidade. Mais tarde, tive a sorte de conhecer uma designer de moda que me dava amostras dos tecidos das coleções de verão e inverno, e aí surgiu o verdadeiro  gosto pelos tecidos, texturas e padrões, pois já tinha mais variedade para dar largas à imaginação. Todo este processo acompanhou a minha infância e adolescência: ter uma paleta de canetas de feltro molin, uma resma de folhas A4 e um saco de tecidos, já faziam parte do meu dia-a-dia. Mesmo quando ia de férias levava-os sempre comigo, como se fosse um kit para os tempos livres.
Com 16 ou 17 anos fiz uma pré-inscrição no curso de moda da MODATEX (antigo CIVEC). Após completar o 12º ano, realizei os testes psicotécnicos e prova de desenho, e consegui entrar no curso, dando assim início à minha formação em moda, onde aprendi a costurar à máquina, a fazer moldes, e a criar vestuário. No primeiro ano do curso, fui selecionada para um concurso de moda em Espanha, que foi um verdadeiro desafio, pois ainda não tinha muita prática em costura e tive fazer roupa em tamanho real, até à altura só tinha feito roupa para bonecas cosida à mão.


Em que é que te inspiras para a realização das peças?
De forma geral, gosto de designs funcionais, originais e elegantes. E sempre quis que essa fosse a base do meu projecto, a criação de acessórios de moda com uma imagem muito própria, elegantes mas sempre úteis. As minhas principais referências advêm do design das décadas de 60, 70 e 80´s. Mas muitas vezes a inspiração surge de forma espontânea, pode ser uma imagem, objecto ou uma música especial, ou até pessoas com quem me cruzo para criar uma nova ideia.


 

Como é feita a escolha dos materiais?
Tenho sempre em conta a qualidade e durabilidade das peças, portanto escolho sempre os melhores tecidos que há no mercado, e a partir daí é mais fácil criar os moldes da ideia inicial. A matéria-prima é sempre o ponto de partida para o produto final, ou seja com os tecidos que encontro consigo atribuir-lhes uma forma, uma ideia de produto.



Que tipo de peças é que as pessoas podem encontrar feitas por ti? Onde e como podem adquirir?
Atualmente, dedico-me sobretudo à criação de mochilas, malas e alguns modelos de bolsas. Mas ao longo dos últimos 10 anos,  já criei outro tipo de peças como capas de livros, pregadeiras, faixas para cintura e bolsas de cintura. De alguma forma, tento acompanhar as tendências e o que os consumidores procuram, mas também procuro criar peças que tenham impacto e que revelem a evolução da marca e da minha experiência como designer. Acredito que a criação se deva focar em 3 ou 4 produtos fortes, e não diversificar demasiado, pois aí perde-se identidade e imagem de marca. Podem encontrar os meus artigos na loja online, na página de facebook, e também nos eventos Mercado Crafts & Design e no Hype Market, ambos em Lisboa.



Preparas colecções? Tens muitos pedidos de peças personalizadas?
Durante um ano de trabalho, preparo pequenas coleções de edição limitada, para não repetir muito os mesmos padrões, embora tenha sempre algumas combinações que utilizo o ano inteiro, como sendo os "básicos" ou "clássicos" da marca. Também ofereço a possibilidade de escolha personalizada de tecidos e cores, e por vezes com dimensões específicas de acordo com o pedido. O conceito da marca em si é o artigo personalizado, com conjugações únicas, quem adquire já sente que leva algo personalizado, e essa é a magia da peça única.


 
Quais são os teus planos para o futuro para a marca Joana Candeias handmade bags
Gostava de conseguir produzir em maior escala, sem ser uma produção massiva, claro... e poder estar presente em mais mercados nacionais e internacionais. Mas por enquanto, como ainda faço tudo sozinha, desde a escolha de tecidos, produção, fotografia e todas as pequenas coisas que envolvem a gestão da marca, ainda não é possível chegar a esse ponto, mas é esse o passo seguinte.



Quais as dificuldades ou barreiras que consideras que ainda existem na produção/venda de artesanato em Portugal?
Em termos de produção, a maior dificuldade que sinto é o investimento em matéria-prima. Para reduzir esses custos, a única hipótese é comprar em grande quantidade, algo que não é comportável para um negócio individual/pequena escala, só uma empresa o consegue fazer.
Creio que já se evoluiu bastante em termos de apoios e plataformas de venda, embora ainda não haja muitos espaços comerciais que invistam em artigos de autor e que busquem essa exclusividade. O autor tem de ter alguma estrutura e apoio, para realizar eventos onde possa comercializar as suas criações, sendo que nessa situação lida directamente com o cliente final, o que a meu ver é  muito favorável à divulgação da marca e evolução do produto coleção após coleção.

Com que hobbies ocupas o teu tempo?
Este projeto não deixa muito tempo livre, exige dedicação quase total, mas tento ter actividades ao ar livre como caminhadas e corrida, e sempre que possível passear e ver coisas novas. Durante alguns anos pratiquei futsal feminino federado, e já tinha este projeto, mas as duas coisas já não se conciliavam, deixei de jogar. Também tento conciliar o trabalho com outros gostos como a música, ao mesmo tempo que trabalho descubro nova música.

Que livro andaria sempre contigo?
Se a pergunta fosse para escolher uma música ou banda seria mais fácil, sou uma pessoa mais musical do que uma leitora assídua. Não sei se andaria sempre comigo, mas creio que escolheria o Ensaio Sobre a Cegueira do Saramago. Foi um livro que me marcou na adolescência, pois revela o ser humano na sua pior dimensão, e em situações de privação. Gosto de livros e filmes que retratam o comportamento e a existência humana.

Que filme verias vezes sem conta?
É difícil escolher...veria quase todos os fimes de Woody Allen, embora o Vigaristas de bairro e o Misterioso crime em Manhattan estejam quase sempre em modo repeat.

Numa palavra como definirias o trabalho de um designer de artesanato contemporâneo?
Coragem...para se viver do que realmente de gosta de fazer, além de talento, é muito importante ter coragem e arriscar.


Todas as fotografias desta publicação foram especialmente selecionadas e cedidas pela Joana para este propósito.

Não se esqueçam de seguir e acompanhar as novidades da marca na loja online, página no facebook, Mercado Crafts & Design e ainda no Hype Market.

7 comentários

  1. Que coisas lindaaaas - adorei aquela carteira! É mesmo preciso coragem. Parabéns à Joana por lutar pelos sonhos dela! :)

    Jiji

    * GIVEAWAY - Ganha um Colar + Pulseira + 3 anéis da Coolares *

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia o trabalho da Joana, mas adorei!

    ResponderEliminar
  3. Que malas giras!!! Principalmente a ultima que nao e mochila, muito gira mesmo!
    Parabens e muito sucesso!
    claudiapersi.blogspot.ca

    ResponderEliminar
  4. E são tão giras, as mochilas! Mais giro ainda é o header do teu blog, nunca cá tinha passado e já fiquei rendida :)

    ResponderEliminar
  5. Que peças tão bonitas e originais! E sim, sem dúvida que é preciso coragem. Apesar de haver imensos meios de fazer chegar os produtos ao público, a oferta é tanta que é difícil uma pessoa se destacar. Mas as mochilas da Joana são lindíssimas :)
    Não conhecia o teu blogue, acabei de me deparar com ele e estou a adorar, tens um cantinho mesmo bonito. E concordo com a Nádia, o header é um máximo!

    ResponderEliminar