Com tecnologia do Blogger.

1, 2, 3, 4...Oupas!


A Cidália, a Joana, a Sofia e o gato Tobias são quem dá vida ao papel e cartão, de qualquer tamanho e forma, no Oupas!.
Dedicando-se às áreas de design gráfico, ilustração e cenografia, podem encontrar este estúdio na cidade do Porto. Os seus projetos são caracterizados pelo material que utilizam, mas também pela singularidade e originalidade de cada um deles e sobretudo pela qualidade incrível dos materiais produzidos pelas suas próprias mãos.

Como nasceu o estúdio?
Conhecemo-nos na faculdade, e depressa nos habituámos a trabalhar juntas. Para além de uma amizade, partilhávamos estilos e gostos muito próprios, em especial o trabalho manual. Quando terminamos o curso de design gráfico, na ESEIG, já se fazia sentir a dificuldade em nos integrarmos no mercado de trabalho, sendo que muitas das nossas candidaturas nem sequer obtinham resposta. Para nos mantermos activas, e pelo menos enquanto esperávamos por oportunidades, decidimos juntar-nos e criar algo juntas. Em conversa com os antigos professores, e porque começávamos completamente do zero, surgiu a oportunidade de fazermos um ano de incubação na faculdade, com todo o apoio necessário e que nos foi essencial para "testarmos" o projecto. Assim, em fevereiro de 2010, nascia, ainda sem grandes planos, o Oupas!



Como chegaram ao nome “Oupas”?
O nome reflecte a nossa vontade de contrariar o estado de espírito presente nos recém-licenciados e que se foi estendendo até hoje. Nós não queríamos ir na mesma onda então dissemos para nós próprias: Oupas! Vamos fazer alguma coisa! O nome saiu-nos instintivamente e acabou por ficar, até porque é uma expressão muito típica do Porto, e nós somos verdadeiras "mulheres do norte"! :)


Quais são, para vocês, as vantagens de trabalhar em equipa?
Juntas somos mais versáteis e respondemos mais rapidamente a cada desafio. Entendemo-nos muito bem enquanto equipa, e temos perfeita noção do que cada uma consegue fazer. Para além de nos apoiarmos mutuamente, aprendemos umas com as outras. Em fases de maior trabalho conseguimos "desdobrar-nos" e cada uma cumpre as suas tarefas sem que tenhamos necessariamente de estar a trabalhar no mesmo projecto.


Em que/quem procuram inspiração para os vossos projetos?
Temos várias referências enquanto equipa, especialmente no que toca a artistas que trabalham com papel e cartão. As nossas pesquisas e brainstormings tem sempre um caminho comum, mesmo que cada uma faça a sua própria pesquisa, e porque partilhamos muitas referências, rapidamente chegamos a estilos e linguagens importantes para os nossos projectos. Uma das maiores referências é o atelier francês Zim and Zou que tem um trabalho de excelência em peças de papel. Depois, cada uma de nós vai trazendo as suas próprias influências, quer seja de materiais gráficos ou de ilustração que é uma outra área com a qual nos identificamos muito.


Como é o vosso processo criativo?
Dependendo do briefing do cliente, que às vezes é muito claro e conseguimos de imediato visualizar o caminho do projecto, outras vezes precisamos de algumas horas de pesquisa e brainstorming. Assim que chegamos a uma ideia mais concreta começamos a esboçar e a maquetizar as peças. Algumas peças necessitam de um desenho mais complexo, pelo que as desenhamos num programa de modelação 3D, o que nos facilita a construção das peças e uma nos dá uma previa percepção das formas.


Onde é que as pessoas podem encontrar o vosso trabalho?
Grande parte das vezes, os nossos projectos são para situações muito específicas, e que dificilmente podem ser vistos por toda a gente (por exemplo eventos restritos, ou projectos em locais privados). Para além disso, nem sempre ficam em exposição permanente porque grande parte dos nossos projectos é decoração pontual, ou para participação em outros projectos como sessões fotográficas ou, como já aconteceu, anúncios de televisão. As peças são feitas apenas para aquele momento, é a essa a vantagem do nosso material: é pouco dispendioso e versátil. No entanto, temos vindo a fazer algumas montras, o que permite que o nosso trabalho seja facilmente visto por muita gente. Fizemos há alguns meses atrás as peças de papel para as montras da Hermès, no Chiado, em colaboração com o Studio Astolfi, e temos também duas peças numa das lojas Shopping a la carte, no Porto. Neste momento estamos também a preparar a decoração para um restaurante que irá abrir no Porto.

Existe algum tipo de projeto que ainda não tenham feito, mas gostassem de fazer no futuro?
Sim, um cenário para um videoclip, por favor! :)

Com que hobbies ocupam o vosso tempo livre?
Sofia: Passear e rabiscar coisas no meu sketchbook. O instagram é a ferramenta perfeita para registar bocadinhos do meu dia-a-dia. Os gatos são sempre bem-vindos!
Joana: Passo o tempo sobretudo a ler, desenhar, a jogar computador, gameboy e a andar de bicicleta.
Cidália: Adoro a natureza, dar boas caminhadas na montanha ou perto da praia para descontrair. Tricotar com uma caneca de chá e uma lareira quentinha também fazem um bom serão.
Tobias: Dormir.

Que livros andariam sempre convosco?
Sofia: Um qualquer livro infantil, especialmente se for do Planeta Tangerina. Neste momento seria "O que vês dessa janela?" porque marcou uma recente viagem à aldeia da Luz, no Alentejo.
Joana: Gosto de andar sempre com um livro atrás, normalmente de fantasia e muitas vezes do meu autor favorito: Haruki Murakami.
Cidália: “O Meu Amante de Domingo” de Alexandra Lucas Coelho e coleção de livros de viagem da Tinta da China, bom para conhecer novos locais, até imaginários acompanhados com bonitas capas.

Que filmes veriam vezes sem conta?
Sofia: Toy Story
Joana: My neighbor Totoro!
Cidália: Não consigo decidir... escolheria um bocadinho de cada, tipo rodízio.

Numa palavra como definiriam o trabalho de um designer?
Comunicação.


Podem acompanhar o trabalho do Oupas! no website ou nas redes sociais: facebook, behance e instragram.

_________
Todas as imagens deste post foram retiradas do website do estúdio.

3 comentários

  1. Que ideia maravilhosa! Têm decorações tão giras :D E o gato...ai o gato :p

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. Que giiiiiiro! Ainda por cima com um gato... E do Porto :P tudo perfeito!

    ResponderEliminar
  3. Mariana, convida para fazer o cenário do meu videoclip para o Miguel! seria tão épico ahahahah
    Obrigado pela partilha, que projecto bonito :)

    ResponderEliminar