Ela é uma das fundadoras e a criativa da marca Nuts for Paper e é possível encontrar as suas ilustrações cheias de vida e cor em diferentes suportes como, notebooks, pins, caderninhos de receitas, calendários, agendas, entre outras coisas.
Hoje a
Mafalda fala um pouco do seu trabalho e do bonito projeto que criou, onde
abraçou dois esquilos que adoram nozes como ela adora papel.
Quando é
que o desenho começou a fazer parte do teu dia-a-dia?
O desenho de
alguma maneira sempre fez parte do meu dia-a-dia. Sempre gostei de desenhar,
recordo-me de rabiscar os cantos dos meus cadernos desde o 3º ano, mas só
comecei a levar o desenho um pouco mais a sério a partir dos 13 anos. Foi
quando descobri a maravilha dos livros que ensinavam técnicas de desenhar
(claro que a minha parte favorita eram os capítulos sobre os materiais). Aos 15
já tinha decidido que queria ser designer, mas ao mesmo tempo desenvolvi uma
paixão secreta pela ilustração alimentada por horas intermináveis na Internet.
No 1º ano da universidade com algumas cadeiras de desenho criei o hábito de ter
sempre um diário gráfico e nunca mais parei de desenhar (quase) diariamente.
Papel ou
computador, em qual gostas mais de desenhar?
Papel
(sempre papel). Apesar de nos últimos anos ter começado a acabar algumas
ilustrações no computador (especialmente a parte da cor) não me sinto à vontade
para fazer o desenho directamente no computador.
Quais os
materiais com que gostas mais de desenhar?
Ui! Sou
capaz de passar horas a falar de materiais. Mas vou tentar não me alongar
muito. Vou começar pelas ferramentas básicas - adoro o típico lápis Nº2 da
Staedtler (sim aquele às riscas amarelas e pretas) que uso super afiado - o que
os gasta num instante! Podia usar lapiseira para criar um efeito semelhante, mas
prefiro os lápis. Apesar de momento não estar a usar muito nas minhas
ilustrações, durante muitos anos lápis de cor eram o meu método preferido de
colorir. A minha marca preferida é a portuguesa VIARCO, especialmente nos lápis
aguareláveis.
Também gosto
de aguarelas, especialmente as aguarelas líquidas como as Ecoline (não são o
material mais fácil de usar, porque secam num instante e podem deixar marcas,
mas é um dos meus preferidos). Gosto também de tinta acrílica apesar de
preferir as que são mais viradas para craft como a Americana e a FolkArt porque
são menos opacas que as tintas acrílicas artísticas. Uso bastante também
marcadores finos pretos, as espessuras que prefiro são 0.1, 0.3 e 0.5 -
normalmente uso os da marca Staedler ou os Micron/Sakura (mas já experimentei
outras marcas que são igualmente boas). Recentemente descobri os marcadores à
base de álcool, cada vez há mais marcas com bons marcadores, mas a que tenho e
uso são os COPICS. Têm todas as cores que possam imaginar e ainda mais algumas.
Não são dos materiais mais acessíveis a nível de preço, mas têm a vantagem de
se poder re-usar o marcador vezes sem conta - as pontas podem ser substituídas
e também se pode comprar tinta para encher os marcadores. Ultimamente também
tenho usado marcadores/pincel ou pincel com depósito de tinta - são óptimos
para fazer estudos de cor rápidos, ou até mesmo para desenhar. Os que tenho
usado são da ZIG/Kuretake e chama-se Brush Writer. Tenho algumas cores, mas
estou com vontade de arranjar mais algumas. Em termos de papel tenho dois
preferidos: Bloco Desenho Dessin à Grain Clairefontaine de 180gr e Bloco Canson
Imagine de 200gr. Uso também o Bristol 70g especialmente quando quero que os
COPICS fiquem com uma cor super vibrante.
Como é o
teu processo criativo?
Depende. Se
for um trabalho para um cliente começo por tentar definir o máximo de
parâmetros possível. Por exemplo se for uma capa personalizada de uma agenda
com uma ilustração de um animal de estimação preciso de saber coisas como:
tamanho da agenda, fotografias/imagens do animal, alguns detalhes sobre a
personalidade do animal (brinquedos preferidos, se gosta de passear, etc), e
cores preferidas. Neste caso as fotografias são o mais importante, pois são
elas que me vão contar um pouco mais sobre o que vou desenhar. Com estes dados
passo às ideias e apresento uma ou duas ao cliente. Depois de aprovadas passo
aos desenhos. Os quais volto a mostrar ao cliente. Se forem aprovados segue-se
a parte da cor. Volto a mostrar ao cliente e se tudo estiver bem é altura de
preparar o ficheiro para impressão e a impressão em si. Se for um projecto
criado por mim depende se eu já tiver uma ideia concreta do que quero fazer ou
não. Se ainda não tenho uma ideia concreta o primeiro passo é pesquisar,
pesquisar, pesquisar, especialmente porque não gosto de passar para o papel e
desenho antes de ter uma ideia do que vou criar. Quando tenho uma ideia tento
sempre escrevê-la ou criar um rabisco. Depois de saber o que quero fazer, se
for necessário, procuro imagens de referência (para uma pose, perspectiva,
etc). Por exemplo quando criei a ilustração para o caderno do evento Bloggers
Camp, ainda antes de desenhar o que fosse andei a procurar o que era ser um
blogger, ou que itens são comuns a uma grande maioria de bloggers. E foi assim
que cheguei ao conceito para a ilustração. Muitas vezes tento fazer desenhos
soltos dos vários objectos e depois montá-los na composição que pensei. Este
método permite-me ter alguma margem de manobra no que diz respeito à
composição, se a que pensei não resultar posso experimentar outras. Espero que
a explicação não seja confusa. Dentro deste longo processo para mim há dois
pontos que são extremamente importantes: estabelecer as inspirações e
parâmetros antes de começar o trabalho e (um passo que me esqueci de referir
antes) conhecer e ver outros projectos de design e ilustração (ou seja
pesquisar, pesquisar, pesquisar).
Como
nasceu a Nuts for Paper?
Após a
universidade estive uns tempos em casa em que não sabia o que fazer a seguir.
Tinha uma amiga que estava na mesma situação e decidi desafiá-la a fazermos
algo relacionado com design, ilustração e cadernos. Tudo coisas que ambas
gostávamos. O nome surgiu em pleno brainstorming - Nuts for Paper - doidas por
papel. Tinha tudo a ver com o que queríamos fazer - produtos de estacionário!
Na verdade fomos um pouco doidas ao criar algo do nada. (mas para mim têm sido
uma boa loucura). Os esquilos surgiram por causa das nuts (nozes). Foi uma
maneira de brincar com nome da marca que escolhemos. Os esquilos foram também
um mote para os primeiros desenhos, ilustrações e cadernos que criámos. Criamos
duas personagens/mascotes que representavam cada uma de nós. Ultimamente não
lhes tenho dado tanta atenção, mas são personagens que quero voltar a desenhar
e contar histórias com eles.
Onde
procuras inspiração para os teus projetos?
Nos livros
que leio, nos filmes e séries que vejo, e em vários artistas, projectos e
ilustradores que sigo. Alguns dos ilustradores que são referências para mim
são: Marguerite Sauvage, Frannerd, Mais2, Anke Weckmann, Teagan White, Lisa
Congdon, Foyaland, Iraville, Oana Befort, Gemma Corell, Ghostco, Thompson
Craig, Mike Mignola, Dave Mckean, Hugo Pratt, Aubrey Beardsley, entre outros.
Com que
hobbies ocupas o teu tempo?
O meu maior
hobbie é ler, sejam livros, revistas/jornais ou blogs. Um outro hobbie que
tenho e que tem estado um pouco adormecido é o da fotografia (mas que estou a
tentar recuperar).
Que livro
andaria sempre contigo?
Qualquer
livro da Juliet Marillier. É uma das minhas escritoras preferidas. Os livros
dela são romances de fantasia e a série dela mais conhecida é Sevenwaters. São
livros que me levam para outros mundos e me fazem sentir bem. São dos livros
que já li e re-li mais vezes e nunca me farto deles.
Que filme
verias vezes sem conta?
A saga do
Lord of the Rings - extended version (seja em maratona ou ao longo de vários
dias), os vários filmes do Shrek e os filmes do Kung Fu Panda (apesar de ainda
não ter visto o terceiro). Lord of The Rings é dos meus filmes preferidos de
sempre (e apesar de ser diferentes dos livros em vários detalhes, gosto
bastante de ambos). Apesar de nos filmes de animação o desenho e a parte
estética ser muito importante para mim, tanto no Shrek e no Kung Fu Panda isso
acaba por ficar para segundo plano. São filmes que têm imensas inside jokes e
ao mesmo tempo têm mensagens muito boas. São filmes que me animam quando estou
em baixo e qualquer um deles são óptimas companhias quando estou a trabalhar.
Numa
palavra como definirias o trabalho de um ilustrador?
Recompensador. Porque é com este trabalho que me sinto realizada.
Podem acompanhar as novidades da Nuts for Paper, no facebook e no instagram.
Também podem ver e comprar os produtos na loja online ou entrar em contacto com a Mafalda através de e-mail.
Recompensador. Porque é com este trabalho que me sinto realizada.
Podem acompanhar as novidades da Nuts for Paper, no facebook e no instagram.
Também podem ver e comprar os produtos na loja online ou entrar em contacto com a Mafalda através de e-mail.
Já conhecia o blogue da Mafalda, as ilustrações dela são lindíssimas :) Boa entrevista, muito interessante! Beijinhos
ResponderEliminarObrigada Madalena :) beijinhos
EliminarA entrevista fez-me o dia, Mariana! Estava super curiosa sobre a Nuts for Paper e os seus cadernos super giros, e olha... Vejo esta publicação fantástica. Beijinhos :D
ResponderEliminarQue bom Alice! :)
EliminarFica atenta pois em breve terei uma surpresa relacionada com a Nuts for Paper :)
beijinhos
Adorei que tivesses escolhido a Mafalda para mais uma das tuas (excelentes) entrevistas, Mariana! Adoro o trabalho dela e não podia ficar mais feliz por ser ela a responsável pelos maravilhosos cadernos do Bloggers Camp. Este ano contaremos novamente com as lindíssimas ilustrações da Mafalda para a nova edição. ;)
ResponderEliminarE Mafalda, não sabia que tinhas a Juliet Marillier como uma das tuas autoras favoritas! Sou louca pelas obras dela e pelo género fantástico. Amei o Danças na Floresta e O Filho de Thor (ando à procura do segundo volume), mas tenho mais uns quantos para ler lá em casa. ;) E parece que também temos o LOTR em comum, muito bem!
Só bom gosto por aqui, estou a ver. :D
Joan of July
Obrigada Catarina :)
EliminarO trabalho da Mafalda é mesmo muito bom e acredito que é um privilégio trabalhar com ela para o Bloggers Camp.
Beijinhos
O Filho de Thor é tão bom!! E o Danças na Floresta é um dos meus preferidos! Aliás foi as capas d'o Filho de Thor e A Máscara da Raposa que me chamaram a atenção para os livros dela. Mas só os li muito mais tarde. O primeiro que li dela foi o Filha da Floresta (da série Sevenwaters) e a partir daí tenho lido quase todos (só ainda não li os últimos 5 que saíram nos últimos anos).
EliminarObrigada :D
Adorei! E adoro o trabalho da Mafalda ☺️
ResponderEliminarObrigada Margarida! Fica atenta pois terei novidades em breve relacionadas com a Nuts for Paper :)
EliminarMaravilha! E pensar que nos conhecemos num grupo do facebook que está tão cheio de coisas cansativas. Que lufada de ar fresco na minha vida. Adoro o trabalho da Mafalda e adoro os temas do teu blog Mariana.
ResponderEliminarParabéns às duas.
beijinhos
Marta
http://pitinhosdamarta.blogspot.pt/
Muito obrigada, querida Marta!
EliminarFico muito contente que gostes dos artistas que trago até aqui :)
Um beijinho