Com tecnologia do Blogger.

Bullet Journal


Existem diversos métodos de organização espalhados pela internet mas pode dizer-se que o Bullet Journal é o 1000 em 1 da organização pessoal. Pode ser um diário escrito ou um diário gráfico, uma agenda, um bloco de notas ou listas organizado. É um conceito totalmente personalizável e ilimitado em termos de criatividade e isso é facilitado com o uso de um notebook com folhas lisas ou com uma grelha de pontos.

O conceito foi desenvolvido por Ryder Carroll, um designer de produto digital. O sistema apresentado no site oficial foi o resultado de várias ideias e muitos anos de tentativa e erro. Para Carrol trata-se de algo que está em constante evolução e, sendo adaptável, cada pessoa decide o que para si funciona melhor.

Neste vídeo e no site Bullet Journal podem encontrar-se dicas básicas para criar um sistema de organização adaptado às necessidades pessoais que permite melhorar o desempenho, organização e produtividade. O melhor de todo este sistema talvez seja a possibilidade de intercalar páginas com conteúdo totalmente diferente e assim concentrar tudo num único objecto físico e portátil o que, numa agenda convencional, nem sempre possível.



Ficam aqui algumas dicas para quem quiser aventurar-se e criar o seu próprio bullet journal:

Escolher um notebook resistente
Se for utilizado como agenda ou algo que ande sempre convosco, o bullet journal irá desgastar-se e surgirão marcas de uso. Para que os danos sejam minimizados devem procurar um notebook que seja resistente exterior e interiormente, ou seja, ter em atenção os materiais da capa e a qualidade do papel.

Definir inicialmente um sistema de símbolos consistente
Uma das principais características do conceito é a associação de símbolos, cores ou formas a determinadas tarefas e/ou ao estado em que estas se encontram, por exemplo se estão concluídas, adiadas ou canceladas. Numa das páginas iniciais é importante definir bem quais serão utilizados e manter o que foi determinado ao longo de todo o bullet journal, reduzindo assim a possibilidade de equívocos. 

Definir objetivamente o conteúdo de cada página ou grupo de páginas
É certo que este conceito permite total liberdade no conteúdo que o bullet journal pode conter, mas é importante que se mantenha organizado e devidamente seccionado para evitar que informações se percam, por exemplo. Para isso podem definir exatamente qual o tema ou conteúdo que cada página vai ter. Não precisa de ser algo definitivo – um post-it ou uma breve nota ou palavra-chave escrita a lápis que possa ser retirado ou apagado quando for necessário– e ajudará na gestão de páginas, evitando, por exemplo, que falte espaço para determinado conteúdo.

11 comentários

  1. Isto é muito bom! Tenho sempre dificuldade em manter tudo anotado, não conhecia este sistema, mas parece excelente!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há nada como testar e perceber se resulta para ti :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ainda não experimentei o método a sério, mas gosto bastante do sistema e acompanho algumas pessoas que o usam.
    Pode-se dizer que uso uma variação do mesmo, só que em vez de ser tudo no mesmo caderno, é uma agenda + um caderno. Um dia destes tenho que partilhar como faço. :)

    ResponderEliminar
  3. Que útil! Não gosto muito de comprar as agendas já feitas, raras vezes me consigo adaptar a elas, pelo que prefiro utilizar um caderno comum. Mas nunca tinha pensado em tornar a coisa organizada. Para uma pessoa que adora esquemas de organização (como eu) este sistema é simplesmente genial!

    Aonde (não) estou

    ResponderEliminar
  4. muito ultil o post, eu sou a desorganização em pessoa rsrs Eu tenho agenda, caderno e organização e mesmo assim não consigo organização nada rsrs

    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes é mesmo difícil ser-se organizado, mas este sistema pode ser a solução para ti Hina :)

      Eliminar
  5. Adoro este sistema :) conheci no fim do ano passado, e continuei a acompanhar algumas pessoas que usam para perceber exatamente tudo o que podia fazer com ele. Rendi-me. Experimentei num cadernito, só pra ver se a coisa pegava, e estou agora a começar o segundo... dá-me muito jeitinho pra organizar tudo e mais alguma coisa.
    Beijinhos

    http://www.welcometo104.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sistema tem muitas vantagens e por isso é que é tão fácil nos adaptarmos a ele (ou será mais ele a adaptar-se a nós? :P )

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar