Com tecnologia do Blogger.

Corações em flor da Catarina Inácio


Falar das imagens captadas pela Catarina Inácio é falar de natureza, de uma imensa floresta de corações com várias vidas. É falar do ser e de um viver florido. Hoje, é ela quem conta um pouco da sua história e do que faz os seus olhos brilharem por detrás de uma objetiva.

Quando e como é que a fotografia entrou na tua vida?
Cresci numa família de artistas! Os Marques/Inácio sempre me rodearam com o seu bom gosto e bom trabalho. A minha mãe é uma artesã (digamos, faz um monte de coisas fofinhas, como bonecas feitas de trapos coloridos e até cestas de fruta bem bonitas para decorar a casa, entre outras coisas). Tenho um primo arquiteto e outro designer. Uma irmã que dedica-se à fotografia como hobbie. Entre outras coisas, digamos que fui educada numa família diferente.
A fotografia entrou na minha vida quando aos 12 anos, encontrei a Fujifilm da minha tia (ou a minha querida segunda mãe), e comecei a disparar em coisas como flores e gatos (Muito interessante), para não só ocupar o meu tempo, como foi muitas vezes um refugio enquanto uma miúda diferente para a idade que tinha.
Entretanto, com a decisão de que curso escolher ao entrar no 10º ano (com 14 anos), não hesitei, e escolhi fotografia. Na altura, todos ficaram com “medo” e até estranharam a minha escolha.
E com a minha dedicação, iniciei o curso, com a minha primeira máquina (uma Nikon D5100), e fui aprendendo cada vez mais sobre a fotografia, e com isto até me dediquei mais a pesquisas relacionadas com arte no geral, como por exemplo o cinema. Foi sem dúvida, uma boa decisão!


Em que/quem procuras inspiração para as tuas fotografias?
Digamos que procuro muito partilhar os meus pensamentos e emoções pela imagem. Tal como falar sobre assuntos presentes hoje em dia na nossa Humanidade pela imagem. No fundo, utilizo a minha fotografia como maneira de expressar o que por vezes é difícil dizer por palavras, mesmo que ainda escreva bastante e até ponha legenda nas imagens e projectos que faço.
A minha inspiração no fundo vem muito pela emoção e pelo que todos os dias observo à minha volta.


Como fazes a seleção dos locais e objectos usados nos cenários onde fotografas?
Por norma, procuro trabalhar dentro de meios naturais, como florestas, na praia ou dentro de palácios, locais que apelam a um passado, etc.. Quem acompanha o meu trabalho, sabe que utilizo sempre tons escuros e escolher os locais por vezes é um desafio em certas ocasiões, especialmente no verão!
Objectos utilizados são sempre um desafio! Mas as minhas duas “imagens de marca” são sem duvida, os corações (Verdadeiros, sim! O senhor do talho já sabe sempre o que lá vou pedir!) e as flores ou ramos. Tanto os corações como flores, simbolizam muitas vezes a vida como a emoção ou parte da personagem retratada. Mas quando não são esses dois elementos, faço sempre uma pesquisa e aponto nos meus cadernos pormenores sobre os trabalhos que tenho para fazer!


Que programas utilizas para edição/manipulação?
Para a edição/manipulação utilizo sempre o Photoshop e o Lightroom!


Como foi a primeira sessão que fizeste?
Bem, vou falar da minha primeira sessão a sério, ou seja, quando comecei o curso de fotografia em 2012! Se bem me lembro, ou foi com o meu primo Daniel ou a minha irmã Andreia! Falando das sessões dessa altura que me lembro, sei que foi fácil convencer o Daniel, pois ele gosta também de fotografia e lembro-me de ser no Jardim Botânico Tropical (excelente local e muito especial no meu percurso fotográfico) e lembro-me de ser algo super descontraído e divertido! E com a minha irmã Andreia, que ainda a continuo a fotografar hoje, é sempre um desafio pois, para ter a fotografia final é preciso manda-la parar com a palhaçada típica que qualquer um dos nossos irmãos tem! Isso dura até hoje! Mas ela é excelente como cobaia.


Quais são os fotógrafos que mais admiras?
Bem, digamos que Laura Makabresku, Laura Zalenga, Kyle Thompson, Natalia Drepina, Elizabeth Gadd, Ben Zank, Ed Peers, David Talley, André Varela, João Bacalhau, Rose Richards, entre outros excelentes fotógrafos, mas por fim e totalmente à parte destes fantásticos fotógrafos/as, devo dizer que quando estive no curso, duas das melhores fotógrafas que me puderam mostrar, é sem dúvida a Annie Leibovitz e a Vivian Maier! E estes fotógrafos e fotógrafas que menciono aqui, devo dizer que os admiro imenso pelo que eles realmente são na sua arte, e com isso quero dizer que admiro a maneira como eles conseguem ser únicos e especiais na sua própria arte.


Com que hobbies ocupas o teu tempo?
Ler, ver filmes, desenhar, fazer pesquisas sobre coisas que me interessam e que sei que me vão dar mais conhecimento, estar com os meus amigos e amigas, entre outras coisas. Algo simples e prefiro assim.

Que livro andaria sempre contigo?
A Mensagem ou o Livro do Desassossego do Fernando Pessoa (aka Bernardo Soares no Livro do Desassossego). Quando dei o Pessoa em Português no curso, digamos que não tirei as melhores notas nem conseguia estar lá muito atenta, mas digamos que o bichinho depois quando eu acabei o 12º surgiu e lá eu li ambos os livros, e de certa forma, são uma inspiração para mim.

Que filme verias vezes sem conta?
Esta é a pergunta mais difícil, sem dúvida!! Digamos que qualquer filme do Stanley Kubrick e o porquê é porque na minha opinião ele é um mestre do cinema! Nem dá para explicar por palavras, os filmes dele dão logo a razão.
E curiosamente eu dei o nome de Stanley ao meu coelho de estimação!

Numa palavra como definirias o trabalho de um fotógrafo?
Uma enorme AVENTURA. Pois, na vida de cada fotógrafo acredito que temos sempre estranhas e fantásticas aventuras todos os dias com a nossa fotografia. E quando trabalhamos naquilo que gostamos ainda melhor. Como se costuma dizer: “Quem corre por gosto, não cansa!”


Todas as fotografias deste post são da autoria da Catarina e foram especialmente seleccionadas por ela. Podem ver estas e muitas mais espalhadas pelas suas contas nas redes sociais como instagramfacebook e flickr.

8 comentários

  1. as fotos realmente são lindas, eu só apaixonada por fotografia, eu queria fazer um curso e tal, mas como são caros e para o ano vou para a universidade, então no momento não é possível :(

    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma boa forma de melhorar as nossas fotografias é praticar, praticar muito! Por isso, se não tens hipótese de fazer um investimento a nível monetário podes sempre dedicar algum tempo a fazê-lo sozinha. Vais ver que vais ter bons resultados :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que fotos maravilhosas!!! Estão lindíssimas!!

    ResponderEliminar
  3. Bem, nao é por me sentir obrigado visto ela ter referido o meu nome nas inspirações ehehe. Ao qual agradeço muito :) Mas a Catarina é de facto uma fotografa diferente ( no bom sentido da palavra, claro). E melhor ainda é já a ter conhecido e ter percebido um pouco como ela cria tudo. Desejo que chegue longe :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vão chegar os DOIS longe no mundo da fotografia, tenho a certeza! :)

      Eliminar
  4. Que maravilha de partilha, Mariana! Não conhecia o trabalho da Catarina, mas adoro o estilo e a estética daquilo que já vi neste post. Vou explorar mais, de certeza absoluta!

    Joan of July

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Tenho a certeza que vais gostar de ver mais do trabalho da Catarina!

      Eliminar