Com tecnologia do Blogger.

Ideias Despenteadas da Catarina Gomes

Desde refrescá-las, fixá-las ou até educá-las são várias as formas sugeridas pela Catarina para cuidarmos das nossas ideias e o seu próprio livro ajuda-nos nessa tarefa. Quem o adquire é convidado a utilizar desde os materiais mais comuns até àqueles que nunca se imaginou que serviriam para desenhar ou pintar, mas sobretudo a utilizar o que pode ser mais precioso, a criatividade.
Ideias despenteadas é um livro de actividades para qualquer idade, que promete entreter através de simples, mas interessantes sugestões em que o único limite imposto é o do próprio papel. E não há ninguém melhor para contar todo o processo de criação do que a própria Catarina na entrevista que se segue.

Quando surgiu a vontade de criar livros de atividades? E qual é para ti o principal objetivo de um livro como este?
A vontade de criar um livro de actividades surgiu quando estava no mestrado em ilustração e animação no IPCA. Tive a ideia de fazer um livro de actividades para adultos que fizesse lembrar os livros de actividades para crianças com a particularidade de ser introspectivo e auto biográfico.
O objectivo inicial, quando comecei o Livro de actividades para massajar a imaginação foi criar um livro físico que convidasse o leitor a contar a sua história através do registo do desenho. Numa altura em que há uma crescente utilização de dispositivos visuais para nos relacionarmos com o mundo e onde valorizamos cada vez mais o sentido da visão em detrimento do sentido (íntimo) do tacto, criei um  livro que lembra a importância do desenho manual, individual e único.
Nunca tive o objectivo de criar dois livros de actividades seguidos. O primeiro,( o Livro de actividades para massajar a imaginação), sim, o segundo (as Ideias despenteadas) foi uma forma de tentar capitalizar algo com um conjunto de ilustrações que considerei relevantes.


Qual foi o processo criativo que seguiste para a criação do livro Ideias Despenteadas? E quais foram as tuas inspirações?
Decidi fazer o livro das ideias despenteadas só depois de ter um conjunto de ilustrações coerentes. As ilustrações surgiram por um mero acaso. Foi num daqueles dias, como já não acontece à muito, em que estou a desenhar só por desenhar. Sem objectivo, sem nenhum esboço prévio. Usar o material só por usar, para ver o que é possível fazer com ele. Da vontade de experimentar usar o carvão de outra forma surgiram estas ilustrações.
Depois de criar a ilustração “Não me troques as ideias” e a “Tenho de organizar as ideias”, lembrei-me de fazer outras que seguissem a mesma premissa: “E se os cabelos fossem ideias?”. Daí surgiram outras ilustrações.
Em relação ao que me inspirou, não consigo indicar algo em particular. Acho que basta andar com os olhos e ouvidos atentos para andarmos inspirados.


Como é que este livro se relaciona com o teu blog Ideias despenteadas?
O blog Ideias despenteadas foi o primeiro local/plataforma onde partilhei as ilustrações. Quando percebi que era do agrado do público, decidi criar o livro e a cada ilustração associar uma actividade. Aproveitei o facto das ilustrações serem sobre “ideias”, para inserir ideias de técnicas menos usuais que os leitores pudessem usar.


Quais são as semelhanças deste livro com o Livro de Actividades para Massajar a Imaginação?
São livros de actividades que estimulam a prática de diferentes tipos de desenho. Ambos foram escritos, ilustrados e paginados por mim, são a preto e branco e a maioria dos desenhos foram feitos com carvão sintético. As semelhanças ficam por aqui.
O Livro de actividades para massajar a imaginação convida o leitor a completar o livro com a sua história e com o que o rodeia a partir de pequenas frases e grafismos que dão o mote para cada actividade, relembrando o jovem/adulto a experiência de ler um livro infantil, nomeadamente pelo facto de ter mais imagens do que texto, haver uma maior relação entre texto e imagem e pedir a intervenção do leitor.
As actividades convidam-no por exemplo a registar recordações do seu passado, a registar rotinas e hábitos, a fazer uma análise introspectiva da sua personalidade e a registar gostos e aspirações futuras, com algum humor e ironia à mistura. Em vez de escondermos a nossa unicidade, como nos ensinaram quando éramos crianças, “a ser como os outros”, neste livro incentivo as pessoas a mostrarem porque são únicas e especiais. É um livro que celebra o desenho e a singularidade de cada praticante.
Por outro lado , este livro tem uma componente pedagógica importante, presente na primeira parte do livro onde se dá exemplos de como desenhar, apresentando várias tipologias de desenho, várias técnicas e correntes da história de arte, bem como citações de autores sobre o processo criativo, para que quem não tem formação artística se possa familiarizar com diferentes formas de representação.
O livro Ideias despenteadas reúne ilustrações sobre um mesmo tema e a cada uma associei uma actividade relacionada.Para o ajudar a divulgar e vender, oriento workshops em livrarias e bibliotecas e criei uma loja on-line onde vendo também outros produtos relacionados, nomeadamente ilustrações do livro, postais, lápis e uma almofada para descansar as ideias.


Tens actualmente novos projectos dentro do mesmo registo? Gostavas de continuar a fazer livros de actividades?
 Não! Livros de actividades não fazem parte dos planos. Quero fazer outras coisas.
Neste últimos meses estive a preparar a exposição que inaugurou no dia 16 de abril na Ó! Galeria-Porto (Peripécias de uma ilustradora) onde conto algumas histórias da minha vida em pequenas bandas desenhadas.
Neste momento estou a ilustrar um livro, a fazer uns trabalhos de design gráfico e a orientar workshops. Pretendo também fazer umas melhorias na loja on-line e um upgrade à imagem das ideias despenteadas.
Quando houver tempo espero dedicar-me a outras histórias que já tenho escritas e fazer algo com elas.


Achas que é possível educarmos as nossas ideias? Consideras que ainda existem obstáculos a nível social que impedem que boas ideias sejam alimentadas?
Sem dúvida. Para as duas perguntas.
O "livro de actividades para massajar a imaginação" foi realizado no âmbito do mestrado por isso tive de fazer uma grande pesquisa sobre livros do género. Na altura não existia praticamente nada parecido e achei que poderia ser uma boa ideia.
Passados uns anos percebi duas coisas: por um lado eu tenho uma linguagem gráfica muito própria, e que só atrai uma pequena minoria de pessoas, por outro lado e mais importante é que criei um livro demasiado diferente. Tanto, que nem haviam prateleiras nas livrarias portuguesas para livros deste género (hoje já há).
O que eu considerei ser um factor importante, foi afinal um problema. De facto é um livro um bocado híbrido, pois partilha características com livros de actividades para crianças, álbuns ilustrados, livros educativos para jovens e ainda inclui algumas mensagens linguísticas visuais entendíveis por um publico jovem/adulto. Na minha opinião tem tudo para ser um livro que merece algum destaque, mas entendo melhor, agora, a razão pela qual não teve.
Felizmente existem prémios como o ART BOOKS WANTED organizado pela edition lidu onde ganhei o prémio (2014) de melhor livro interativo e o prémio de “total winner”, que me permitiu publicar o livro em inglês, fazer uma exposição inserida na semana de design de Praga e no ano passado convidaram-me para ir lá novamente apresentar o livro e fazer um workshop para adultos. Aqui, cheguei a fazer apenas dois workshops para adultos, um numa universidade sénior (que adorei!) e outro inserido num evento cultural em São João da Madeira.
Não é fácil (e também não é esse o meu papel) explicar às pessoas a importância que o desenho tem na nossa vida e de como o desenho é uma ferramenta essencial na aprendizagem de outras disciplinas. Não é fácil convence-las de que um workshop não é só para crianças. Não é fácil convence-las de que a prática do desenho não é importante só para crianças. Mas eu vou fazendo a minha parte.
Quando estive em Praga e mesmo aqui, houve várias manifestações de interesse, de pessoas ligadas a áreas como a psicologia, a industria automóvel e algumas instituições de ensino superior, que me abordaram com o intuito de eu ir fazer uma apresentação do livro e workshop pois consideraram que o Livro de actividades para massajar a imaginação funciona como um desbloqueador e que pode ajudar a pensar fora da caixa nas mais diversas áreas.
Pode ser que no futuro haja mais receptividade a este tipo de projectos feitos por autores portugueses. Pelo menos já há prateleiras.

Se ficaram curiosos e também gostavam de levar as vossas ideias para a frente com a ajuda deste livro, podem espreitá-lo na loja online.

3 comentários

  1. Não conhecia o trabalho da Catarina Gomes e gostei muito: tão original e quanta qualidade! Obrigada Mariana, pela partilha. Vale sempre a pena passar aqui pelo teu blogue... :)
    Susana Dionísio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por ver que partilho algo novo para quem lê o blog :) Obrigada Susana!
      beijinhos

      Eliminar
  2. Despenteadas ou não, são super ideias.
    Gostámos muito da entrevista, vamos checkar os trabalhos da Catarina de certeza ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar