Com tecnologia do Blogger.

Moodboard #1

Fotografia analógica conceptual

Começo esta colaboração a falar de um tipo de fotografia que me impressiona muito: fotografia analógica. E porque me impressiona? Talvez pelo facto de ter nascido “noutros tempos” e nunca sequer ter sentido o que é ter de controlar a vontade de sair de casa e tirar fotos à maluca, sem me ter de preocupar com o facto de que a diversão iria acabar ao fim de uns quantos disparos. Mas o que admiro mais ainda é quem alia isso à fotografia conceptual (se não sabem o que é espreitem aqui a entrevista que a Mariana me fez). E é sobre isso que vos vou falar  (palavras de um leigo sobre o assunto, perdoai-me caso diga algo que não pareça fazer muito sentido :p)
Para isso vou partilhar convosco três grandes artistas que resolveram “parar no tempo” em relação a técnica que usam.

 
The rain maker   //   Addicted to selfies…

Um senhor que tem tanto de genial como de genuíno. O processo que ele usa chama-se “collodion wet-plate” e passa por derramar uma substância chamada colódio por cima de uma placa de vidro, após secar a placa é colocada dentro da câmera e é onde fica memorizada a informação em cores negativas, depois é colocado dentro de um recipiente com químicos e afins e como por magia a cor passa para positivo criando assim a fotografia propriamente dita. (o processo está em video na aba Video’s do site dele). Isto tudo muito resumido, claro. Quanto às fotografias, a criatividade é muita e é difícil não ficar curioso com a pré-produção de cada cena e adereços utilizados. Coisa que ele felizmente partilha no seu blog.


Logic of Spring   //   Cloudburst

Um casal que usa uma outra técnica. O chamado photoshop à unha. Que consiste em recortar bocados dos negativos e colá-los noutro negativo ou/e fazer pinturas no próprio negativo. Depois é feita uma copia do negativo e é então revelado num laboratório. De incrível a genial, todos os conceitos são realmente muito bem conseguidos.

A técnica deste é mais básica, ele “apenas” usa uma câmera de médio formato (Kiev 6C) e para cada foto usa um rolo de 12 quadros. Embora seja difícil de admitir perante o longo cardápio, este talvez seja o meu fotografo favorito. Não apenas pelo resultado final das suas fotos mas também pelo facto de quase sempre ser ele a fazer os próprios adereços, criar o vestuário e fazer o makeup dos modelos, sendo assim mais do que um fotografo. Fotografias que parecem retiradas de sonhos, com cores tão suaves e que se complementam tão bem. Enfim, o trabalho deste senhor deixa-me sem palavras.

___
É mesmo verdade! O João Bacalhau passa agora a ter um espaço aqui no blog onde, quinzenalmente e pelas suas próprias palavras, irá mostrar inspirações e projectos/artistas que captaram a sua atenção durante os últimos tempos.

5 comentários

  1. Ola Linda:)
    Tudo Bem?
    Adoro o Post:)
    Bom Fim De Semana:)
    Novo post:http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/05/espaco-espelho-d-agua.html
    Instagarm:https://www.instagram.com/openklosetfashion/?hl=en

    ResponderEliminar
  2. Oleg Oprisco, é o meu preferido de sempre nesta parte da fotografia.
    O que eu acho, é que muitos fotógrafos optam por continuar em analógico porque os trabalhos nunca irão perder a qualidade inicial. Ao contrário do digital, que devido à evolução, uma fotografia tirada hoje não terá muita qualidade daqui a uns anos. O que eu imagino sempre é que eles andam carregados de rolos para que diversão nunca acabe :p

    ResponderEliminar
  3. Adoro esta parceria! Excelente post, João - caramba, é fascinante como se pode fazer magia sem recurso aos computadores. Brutais!

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. Estas obras são todas é de génio. Todas as fotografias estão simplesmente excelentes, deslumbrantes. E não que uma coisa seja melhor que a outra, mas estas fotografias parecem mesmo quadros; pinturas daquelas que se vêem nos melhores museus de arte contemporânea. Se calhar pelas cores, opte por escolher as fotografias de Oleg Oprisco como as minhas favoritas.

    ResponderEliminar
  5. Este género de fotografia também me impressiona bastante! Não conhecia muitos dos artistas, gostei imenso. :)
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar