Com tecnologia do Blogger.

6 dicas para ler mais


Ler mais e melhor é uma das resoluções mais populares e, com o mês de dezembro a chegar ao fim e janeiro tão perto, é uma ótima altura para pensar nos objetivos do próximo ano.
É verdade que ficamos felizes quando podemos fazer check nalguns pontos da nossa lista no final de um ano e para isso nada melhor que sermos práticos e realistas na hora de definir metas e as estratégias para as cumprir ou pôr em prática. 

Quando defini no início do ano o meu objetivo de leituras optei por monitorizá-lo com a ajuda do Reading Challenge do Goodreads. Não considerei o número demasiado ambicioso, no entanto cumpri-lo implicaria uma mudança nos hábitos de leitura dos anos anteriores e, por isso, hoje vou deixar-vos aqui algumas dicas para lerem mais e entrarem com o pé direito no desafio do goodreads (caso participem).


Definir metas

O Reading Challenge pode ser um princípio e é motivador para quem se identificar com a possibilidade de ir vendo a percentagem lida de cada livro e o estado geral do desafio. Também podem criar os vossos próprios desafios com metas de páginas por dia, livros por mês, livros por ano, etc., anotando todas as leituras. Ver o progresso e resultado desses desafios pode ser inspirador.


Gostar de ler e do que se lê

Ler algo por obrigação ou que não se gosta pode ser uma verdadeira tortura, atrasar o ritmo dessa mesma leitura e condicionar as seguintes, por isso, o ideal é ler somente o que se quer muito ler. Ter em atenção recomendações de pessoas com gostos semelhantes, procurar livros de um género favorito ou assunto que vos desperte interesse podem tornar as leituras mais fluidas, rápidas e prazerosas.


Criar uma rotina

“Não tenho tempo para ler”. É muito comum dizer-se e ouvir-se, mas o truque está na vossa rotina, ou melhor, nas alterações que podem fazer nela. Se um momento de leitura for incluído na sequência de tarefas do dia-a-dia, ainda que de forma gradual, a longo prazo poderá tornar-se um hábito de tal forma que nunca vai faltar tempo para um livro. Os melhores dias da semana, o melhor horário e o melhor período de tempo é algo que depende da disponibilidade pessoal e essa gestão deve ser tida em conta.


Levar um livro

Para quem um tempo estipulado de leitura durante o dia é mais difícil de definir a opção pode passar por levar um livro para todo o lado. Tendo um livro sempre por perto mais facilmente se lê quando surgir um tempo livre (entre tarefas ou enquanto se espera por algo). 


Procurar leituras ou projetos conjuntos

Tal como os desafios, as leituras ou projetos conjuntos podem ter um efeito muito positivo na motivação e encorajamento da leitura exatamente por não nos sentirmos sozinhos nessa atividade.
O projeto Chapters & Scenes, por exemplo, acaba por ter esse efeito para quem participa, pois procuramos fazer leituras que respondam a um determinado tema e muitas das vezes essa leitura é feita até uma data/semana específica.
No caso das leituras partilhadas o impacto pode ser ainda maior porque é possível discutir opiniões sobre o livro ou a própria história, definir metas e ritmos de leitura, tudo em conjunto.


Ler livros pequenos

A definição de pequenos não está relacionada diretamente com o tamanho do livro em si, porque existem alguns que apesar de pequenos se tornam extensos com a letra muito pequena ou o espaço entre linhas menor que o habitual. Livros pequenos, neste caso, significa que realmente têm menos texto ou que este é acompanhado de imagens.
Comics, graphic novels ou contos podem ser boas soluções e fazer com que o ciclo de leituras se renove mais rapidamente.


Nota: Para qualquer uma destas dicas aplica-se a componente pessoal e a máxima de que a qualidade está sempre primeiro que quantidade. Ler pode e deve ser algo bom!



Leituras de 2017

Estes foram os livros que me levaram a cumprir o Reading Challenge deste ano e alguns deles foram mesmo importantes para pôr em prática algumas das dicas descritas acima. Podem encontrar aqui no blog as reviews d’ O Livro do Hygge, Licenciei-me... e agora?, Escrito na Água e Cat Person.



1. O Livro do Hygge - O Segredo Dinamarquês para Ser Feliz Meik Wiking | 2. Hygge - Ser Feliz à Dinamarquesa Anna Skyggebjerg | 3. O Pintassilgo Donna Tartt | 4. O Homem que Plantava Árvores Jean Giono | 5. Licenciei-me... e agora? - Guia passo a passo para entrares com o pé direito no mercado de trabalho Catarina Alves de Sousa | 6. Todos Devemos Ser Feministas Chimamanda Ngozi Adichie | 7. Escrito na Água Paula Hawkins | 8. Diz-lhe Que Não Helena Magalhães | 9. Cat Person Seo Kim | 10. A Metamorfose Franz Kafka

22 comentários

  1. Adoro ler, adoro livros , adoro o cheiro dos livros... <3 Não tenho tempo para ler não é desculpa, quem gosta arranja sempre um tempinho :) Adorei o post. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda não li nenhum destes livros, gostava de ler os do Hygge e Escrito na água e também ainda não pus em prática os vossos conselhos. Feliz NAtal.

    ResponderEliminar
  3. Algumas destas dicas já coloco em prática, mas obrigada pela ajuda. vou começar a ler mais... certamente!

    ResponderEliminar
  4. Ando sempre com um livro atrás e leio livros geralmente "pequenos", mas mesmo assim ainda não leio tanto quanto gostaria. Ainda não li nenhum dos livros expostos mas alguns estão em lista de espera como "A metamorfose" e "O pintassilgo" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto "A metamorfose" como "O pintassilgo" são boas leituras, mas se gostas de livros mais pequeninos, para andar na mala, o melhor é mesmo o primeiro :)

      Eliminar
  5. Uma das dicas sugeridas que mais sigo é levar um livro para todo o lado - transportes públicos ou qualquer local onde seja previsível ir estar à espera...
    Aproveito para desejar um Feliz Natal <3 !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! Assim as esperas nunca são aborrecidas ;)

      Eliminar
  6. pratico todas as dicas, ando sempre com um livro atrás e apesar de não ter lido tanto como gostaria em 2017, quero muito ler mais neste ano que se avizinha.
    gostei muito do blog.

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ângela :)
      Acredito que 2018 vai ser um ano de mais leituras!

      Eliminar
  7. De todas as dicas, a que mais uso, é a de levar um livro, aproveitando os intervalos durante trabalho, para meter a leitura em dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! É uma boa forma de rentabilizar esse tempo e, claro, ler mais :)

      Eliminar
  8. Eu sou daquelas pessoas que anda sempre com um livro atrás, aliás, se me esquecer dele em casa volto atrás, prefiro chegar atrasada do que não o levar! parece que me falta um bocado de mim ...

    ResponderEliminar
  9. Li 4 livros dos que tens na lista: diz-lhe que não, escrito na água, licenciei-me e agora e o hygge :) tudo óptimos livros. Quanto às dicas são muito boas. Eu em 2016 li 0 livros acreditas? dizia sempre que nunca tinha tempo. entretanto comecei a deixar de mexer no telemovel a partir das 21.30 e puff foram 24 livros este ano :) é incrivel o que conseguimos quando optimizamos o nosso tempo. beijinho grande

    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Vânia!
      É mesmo bom ver os resultados quando mudamos alguns dos nossos hábitos para melhor :)

      Um beijinho

      Eliminar
  10. Gosto sempre de definir metas de leitura, dessa lista li o "Escrito na Água".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, Carina! Qual vai ser a tua meta para 2018? :)

      Eliminar
  11. Julgo que as dicas são bastante úteis e realmente podem ser uma forma de incentivar permitir que as metas de leitura sejam cumpridas. Algumas destas dicas eu já procuro pôr em prática embora outras não tanto quanto gostaria. No entanto, alguns dos livros me parecem bastante interessantes e julgo que irei adicionar à lista. Obrigada pelas dicas, Mariana! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste das dicas e espero que te sejam úteis no próximo ano :)

      Eliminar