Com tecnologia do Blogger.

Margarida Sampaio, girl with kaleidoscope eyes


Todas as suas fotografias transbordam tranquilidade e harmonia. Pessoas e elementos da natureza são o que mais podemos ver nas imagens que capta através do seu estilo muito particular e humano. Nas suas mãos tem, por vezes, a grande responsabilidade de eternizar memórias bonitas em fotografia e o resultado não poderia ser melhor.

A menina-mulher com kaleidoscope eyes, autora do blog Caleidoscopicamente Falando, está por aqui para falar dela e do seu trabalho.

Como surgiu o gosto pela fotografia?
"O gosto pela fotografia nasceu quando o meu tio me ofereceu uma Pentax compacta, a minha primeira máquina. Levei-a comigo, dias depois, para uma viagem de estudo à Bélgica e comecei a descobrir a magia de fotografar os momentos bonitos que vivemos e queremos guardar connosco para sempre. Tinha 14 anos. Desde então, o amor nunca mais parou de crescer!"




Porquê fazer um blog?
"O blog nasceu numa altura menos boa da minha vida. Fiquei durante alguns meses em casa, sem ir à faculdade, e senti a necessidade de partilhar o meu lado mais artístico. Sentia que o blog me ajudava a superar alguns dos meus problemas de ansiedade, por fazer com que me expusesse constantemente à vida que acontecia à minha volta. A verdade é que o blog foi o meu melhor amigo no que ao mundo da fotografia diz respeito, porque me trouxe pessoas fantásticas que se começaram a interessar pelo meu trabalho e porque me levou a testar os meus limites como artista." 
Onde procuras inspiração para a hora do click?
"Procuro inspiração nas coisas mais simples que há (que cliché, mas tão verdade!): num livro, numa música, num filme, nas pessoas que me rodeiam, nas histórias que ouço e conheço, nos sítios que visito. A verdade é que procuro inspiração na vida e em tudo o que de bonito há nela - e o bonito podem ser também as coisas menos boas, mas não menos reais."




Com quais fotógrafos mais te identificas?
"São tantos! Admiro imensos, mas aqueles com que mais me identifico, por fazerem fotografia de retrato - o meu estilo de fotografia favorito - são: Madalena Tavares, Adriana Morais, Fotografamos, Luminous Photography, Dylan & Sara - há muitos outros, posso fazer uma lista? :p "

Como foi a primeira sessão que fizeste?
"A primeira sessão que fiz, ainda a um nível muito amador, foi uma despedida de solteira. Foi o meu primeiro desafio, nunca ninguém me tinha proposto fotografar assim, muito menos um momento daquele género. Apesar de estar nervosa, a experiência foi muito boa, porque a tarde foi super divertida e tranquila. A noiva e as amigas deram-me liberdade total para criar e isso fez com que me sentisse "em casa". "

Como é a experiência de fotografar bebés?
"Mágica. Acho que é a palavra indicada. A primeira bebé que fotografei tem 1 ano, eu fotografei-a com poucos dias. É incrível observar de perto como o ser humano, pequenino, já é tanto na vida de alguém. E como se mexem, os sons que emitem... Acho que tudo é delicioso! Poder assistir assim à vida a acontecer é das melhores coisas de sempre. Sou muito grata por isso!"




Com que outros hobbies ocupas o teu tempo?
"Sempre fiz e continuo a fazer muita coisa. Para além de fotografar, faço parte do projecto Mãos de Conversa - um programa de televisão regional -, colaboro com a RAIZVANGUARDA - a associação do meu coração -, devoro livros e séries e, ultimamente, renasceu o meu amor pelo crochet!"
Que livro andaria sempre contigo?
"Sem pensar muito, O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa. Nunca o li por inteiro, acho que é impossível fazê-lo de uma vez só. Mas vou lendo. Apesar de não andar constantemente comigo, acompanha-me sempre, em pensamento. É daqueles livros que abro aleatoriamente e com o qual me identifico a cada passagem. Pessoa é um génio sempre presente em mim."

Que filme verias vezes sem conta?
"Le fabuleux destin d'Amélie Poulain. Por ser cheio de cor, de amor, de magia, de francês. Porque nunca cansa, porque tem música muito boa e é dos meus filmes favoritos de sempre."
Numa palavra, como descreverias o trabalho de um fotógrafo?
"Gratificante. É, verdadeiramente, gratificante."


Podem segui-la também no Instagram, no Facebook e no Flickr.
Todas as fotos deste post foram gentilmente cedidas pela Margarida e podem vê-las no seu blog.

9 comentários

  1. Também sou uma verdadeira apaixonada por fotografia e parece me que fotografar bebés deve ser absolutamente LINDO!
    Beijinhos,
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fotografia + Pessoas = combinação perfeita
      não é verdade, Sofia? :)

      Um beijinho

      Eliminar
  2. Caramba, como é que eu não conhecia o trabalho da Margarida? Obrigada por dares a conhecer mais uma excelente fotógrafa portuguesa que vou seguir de perto a partir de agora.

    Também amo fotografia e estou a levá-la mais a sério desde o ano passado (principalmente a fotografia de retrato), por isso adorei ainda mais este post.

    Excelente entrevista também.

    Um beijinho, Mariana. :*

    Joan of July

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Margarida foi daquelas pessoas que a blogosfera me deu a conhecer :)

      Muito obrigada!
      beijinhos*

      Eliminar
  3. Não conhecia o trabalho da Margarida, obrigada por me a dares a conhecer.
    Apesar de não ser o tipo de fotografia que faço (ou me sinto confortável a fazer), fotografia de pessoas é das minhas preferidas de ver e apreciar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também são das minhas preferidas, Mafalda :)

      Eliminar
  4. Esta menina é uma verdadeira inspiração para mim! <3

    ResponderEliminar
  5. Que excelente partilha, Mariana! Gostei muito de conhecer o trabalho da Margarida!

    Sofia | Seventeen Seconds

    ResponderEliminar