Com tecnologia do Blogger.

O terceiro Quase Livro


O terceiro Quase Livro da Ana nas tintas nasceu através de duas situações que ocorreram quase em simultâneo na sua vida e que a inspiraram nesta ideia de representar “elas, as dos contos”. O seu avô encontrou o livro de contos que tinha oferecido à sua mãe quando era pequena e a Ana adquiriu recentemente o livro Grimm Tales do Philip Pullman.
Quando começou a criar e a construir as personagens em “layers” tudo começou a ganhar forma e foi então que soube que estaria ali a surgir o Quase Livro #3.

Este Quase Livro acaba por ser muito contraditório, porque Philip Pullman defende que as personagens dos contos têm objetivos muito claros, e por isso as personalidades são pouco exploradas, uma vez que funcionam quase como "peões" num tabuleiro de xadrez. Não há segundas intenções por detrás daquilo que elas nos mostram. Gostei tanto desta ideia que quis tentar fazer o contrário! As personagens (principais ou não) poderiam ser mais aprofundadas. E com essa intenção acrescentei, e porque não reduzir esta "caracterização" a um excerto? Os contos funcionam como um todo. E porque não reduzi-los a uma das partes, quase como se dela exclusivamente se tratasse? Bem...este é certamente o Quase Livro "do contra". (risos). ” diz Ana.


Os contos foram seleccionados pelo seu “conteúdo” e “forma”, conta a Ana. Relativamente ao “conteúdo”, foram escolhidas personagens femininas com histórias ou personalidades muito diferentes. Quanto à “forma” foram analisados os cenários que tinham mais potencial na representação, ou seja que eram mais ricos visualmente.

Ana acredita que os contos tinha de ser assim, contados desta forma e com todas as maravilhas que muitos deles vão apresentando. Para ela a realidade distorcida destas histórias não existe, pois o próprio conceito de realidade é subjetivo. “Os contos têm sempre um objectivo muito claro: o facto da Capuchinho Vermelho ter sido comida pelo Lobo, um perfeito estranho que a abordou na floresta e a desviou do seu caminho, é a lição mais simples do que os pais actualmente nos dizem "não fales com estranhos!". Os contos têm essa capacidade de se poderem associar à actualidade. Seriam mesmo as formas mais "fantásticas" de se alertar as crianças para algumas realidades.”.

Ilustrar personagens que à partida têm uma imagem pré-concebida poderia ter-se tornado mais limitador criativamente mas Ana afirma que não. Algumas das personagens foram influenciadas pela imagem que já existe delas e o que foi feito foram reinterpretações.


É possível adquirir as ilustrações deste Quase Livro individualmente. São ilustrações feitas por camadas, em papel de aguarela e em formato A4. A Alice e a Polegarzinha já foram vendidas, por isso se quiserem uma em vossa casa terão de se apressar.

O Quase Livro #1 foi inspirado no livro “As cidades invisíveis” de Italo Calvino. Este surgiu com ilustrações que foram produzidas para uma exposição. O #2 é uma história sem texto, de um Lobo que encontra a felicidade junto de uma Raposa. O Quase Livro #4 saíra em Maio e ainda está em processo de criação. São publicações bimensais, numeradas.

Felizmente, Os Quase Livros têm sido muito procurados e esgotam sempre no primeiro mês, apesar de terem vindo a aumentar no número de impressões. Já não é possível adquirir este agora, mas no final do ano é feita uma segunda edição de todos os livros anteriores.



8 comentários

  1. Respostas
    1. Eu é que agradeço pela colaboração e disponibilidade! :) *

      Eliminar
  2. Oh uau! Não conhecia isto, mas parece tão boa ideia! E as ilustrações são maravilhosas!

    Mariana, deixa que te diga, este teu blog está a tornar-se uma magazine de coisas boas de visita obrigatória para mim :D

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por saber isso :) Obrigada Joana*

      Eliminar
  3. amei a dica, eu tão conhecia essa, mas fiquei louca para ter esse livro. Que ilustraçoes maravilhosas

    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

    ResponderEliminar
  4. Que ilustrações lindíssimas, adorei principalmente a da Alice :)

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia estes Quase Livros e devo dizer que com esta tua publicação fiquei muito curiosa.
    Obrigada Mariana.
    Beijinho
    Marta
    http://pitinhosdamarta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que lindo!
    Amei esse seu projeto do Quase livro!
    Suas ilustrações são lindas!
    Não sei se tu recebes comentários de estrangeiros mas sou do norte do Brazil (Belém-Pará)
    Mas só queria dizer que gostei muito do seu trabalho, e também faço algumas ilustrações, se quiser dá uma olhada é só clicar no site: http://mahlice.blogspot.com

    Até mais!

    ResponderEliminar