Com tecnologia do Blogger.

Moodboard #2


Street art

Hoje falo-vos de Street Art. Quem diria há uns anos que uns "rabiscos" na parede poderiam dar lugar a obras de arte? Acho que aos poucos a mentalidade das pessoas tem mudado e percebido que nem tudo são “assinaturas de gangs”. Seja no chão, numa parede ou até num telhado, tudo pode ser uma tela perfeita para estes artistas que preferem ter as suas obras expostas ao mundo em vez de fechadas numa galeria. Não fosse eu um amante do conceito, aqui ficam 3 artistas que apostam muito nessa parte:

 

É conhecido pelas suas obras com pessoas com a cabeça a ser sugada por um portal cheio de cor. Um conceito que gosto muito e que me transmite a vontade de conhecer o desconhecido, pensar de maneira diferente ou simplesmente fugir dos problemas. Desde pequenos muros a grandes murais, este artista francês já pintou em várias cidades do mundo. Sendo o muro israelita na Palestina o local mais surpreendente, onde ele pintou uma menina com uma chave na mão, conceito forte na minha opinião.

Este é um artista que impressiona nos mais pequenos recantos da pintura. Com um gosto particular em substituir as cabeças humanas por objectos ou plantas, talvez pelo motivo de querer tornar a coisa menos identificável e mais misteriosa. Mas se na parede os detalhes já são muitos, no papel é onde ele mais impressiona. Aconselho vivamente a irem a aba Paintings do seu site e se deixarem deslumbrar por cada pequeno pormenor.


 

Este é um artista que usa latas de spray e pincéis. Apresenta pinturas de temas pesados com o objecto de sensibilizar as pessoas através de problemas da atualidade, seja com poluição, política ou problemas de mente. Se já passaram pela Av. Fontes Pereira de Melo em Lisboa já devem ter reparado no enorme moral que ele fez com uma critica ao facto de cada vez mais estarmos a esgotar os recursos fósseis do nosso planeta.

João Bacalhau

2 comentários

  1. Dos três, conhecia apenas o último. Aprecio imenso este de arte, acima de tudo porque tem muito mais impacto pelo facto de escolher como tela as ruas das cidades. Quanto mais interventivos forem, quão mais críticos forem os artistas, mais gosto.

    GIVEAWAY Pack Odisseias SPA + AVENTURA + GOURMET

    ResponderEliminar
  2. Há quem tenha preconceito e talvez nunca pense em mudar o seu ponto de vista, ou tentar entender o dos outros; ou talvez seja por se verem mais "assinaturas de gangs" como dizes, mas realmente nota-se que são poucas as pessoas que verdadeiramente aceitam esta forma de arte, embora se já vejam mais números a favor. Se pensarmos que "meio" mundo não terá acesso a galerias de arte, as ruas da cidade acabam por ser uma imensa tela acessível a todos os olhares. Se forem bem utilizadas e não vandalizadas, a street art merece mais do que nada ser vista com bons olhos, e não como a "ovelha negra" da arte.

    Estas street art estão simplesmente fantásticas. Não só pelas formas e pelo modo como utilizam as características próprias da tela, mas sobretudo pelas cores. Gosto imenso do primeiro, pelos feitos de ilusão de óptica. Mas sem dúvida, destes todos, o meu favorito é o último. Está simplesmente fantástico e a messagem está absolutamente muito bem representada. Eu já passei pela avenida imensas vezes e, apesar de ter sempre admirado a arte naquele edifício, acabei por perder a ideia do que lá está. Tenho mesmo de a voltar a rever.

    E expreitando as ilustrações de Rustam Qbic, acho que até se ficam com lágrimas nos olhos tamanho é o talento do artista. Como bem disseste, há uma imensidão imensurável de pormenores nas suas ilustrações e, além do mais, elas estão todas tão bem definidas, por mais minúsculas que sejam... estas ilustrações estão simplesmente fantásticas.

    ResponderEliminar