Com tecnologia do Blogger.

Projecto Precious Plastic


Esta é uma sugestão de DIY um pouco diferente, trata-se de um DIY com um pensamento amigo do ambiente.

Atualmente sabemos que, de forma inconsciente, a nossa pegada ecológica aumenta de dia para dia. Inconsciente, porque gastamos mais recursos individualmente, mesmo que façamos um esforço pessoal para o contrário. As grandes industrias fazem-no por nós e é difícil escaparmos ao que nos é oferecido diariamente no mercado.

É claro que temos sempre alternativas mais favoráveis para o ambiente, mas será que isso chega? Não, porque a nossa capacidade de “curar” as feridas do planeta é muito lenta comparada com a velocidade com que ele é explorado e mal tratado.
Ao reciclarmos o nosso lixo doméstico estamos sem dúvida a contribuir para o processo de apaziguamento do desastre ambiental, mas ainda é possível fazer mais e a prova disso é o projecto Precious Plastic.


O plano do Precious Plastic é o de permitir que, em qualquer lugar do mundo, as pessoas possam transformar um dos resíduos maiores e mais difíceis de fazer “desaparecer” – o plástico - em coisas úteis. Para que isto fosse possível, os membros do projeto desenvolveram e testaram exaustivamente máquinas utilizando ferramentas e materiais básicos para cumprir todos os passos de reciclagem e transformação do plástico. Em seguida realizaram vídeos, modelos e tutoriais muito intuitivos e disponibilizaram-nos online para que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pudesse construir qualquer uma das máquinas.

Depois de construídas as máquinas é possível criar e produzir produtos novos dos resíduos de plásticos que existem nas nossas casas. E os resultados finais podem ser produtos totalmente prontos a utilizar, ferramentas ou mesmo matéria-prima.


Se reciclarmos o máximo que nos é possível estamos a ajudar a que o planeta esteja mais limpo, melhorando as nossas condições de vida e travando o declínio a que se tem vindo a submeter o meio ambiente.


O projeto contem uma comunidade onde é feita a partilha de conhecimento e experiências e de colaboração e ajuda entre pessoas que estejam mesmo empenhadas em participar no projeto e queiram estar a par de todas as novidades.


A partilha é fundamental para que o projecto chegue a mais partes do mundo. É importante que as pessoas saibam o que podem fazer pelo planeta e neste caso como o podem fazer. Por isso, basta ir ao site e partilhá-lo nas redes sociais ou noutros locais com as pessoas que conheçamos fazendo assim chegar a mensagem mais longe e, por outro lado, mais perto de quem pode, com estas máquinas, ajudar muito o planeta! 

3 comentários

  1. Isto é ABSOLUTAMENTE GENIAL! Favoritos, e possível projecto de férias a caminho! :p

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha ouvido falar. Uma óptima ideia mesmo. :)
    Xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar