Com tecnologia do Blogger.

Sled, o suporte para portáteis português


A ideia surgiu de uma necessidade que Natanael Gama encontrou no seu espaço de trabalho. “Há uns anos eu estava à procura de um suporte para computadores portáteis para trabalhar num dual-screen setup, onde tenho o meu portátil aberto juntamente com um monitor externo. Como a discrepância de alturas é muito grande tinha a necessidade de elevar o meu computador portátil. Já existiam, na altura, algumas soluções no mercado para esse problema, porém, nenhuma me satisfez. Ou eram deselegantes, ou muito complexas ou até mesmo disfuncionais. ”. 

Foi a partir daí que começou por projectar e construir um protótipo com o seu pai que inicialmente não foi pensado para comercialização, mas talvez devido à sua popularidade entre amigos e colegas acabou por ser aperfeiçoado para esse fim. “Redesenhei tudo, aprimorando muito o desenho original, e depois comecei a cortar tábuas de pinho maciças na fresadora do Fablab Lisboa (espaço que recomendo). Depois comecei a distribuir estes protótipos pelos amigos iniciando uma fase de beta testing. Quando senti que estava a chegar a um resultado satisfatório procurei uma fábrica (e encontrei a DHM Ericeira) para a produção em escala onde desenvolvi mais uma série de protótipos: escolhendo uma madeira mais apropriada (pinho americano - que não contém nós), Testando acabamentos (fiquei-me pela cera de abelha) e ainda o corte a laser do logótipo.

O nome, esse foi criado por um amigo da Thinkwide e justifica-se pela semelhança com um trenó e um acrónimo da filosofia do design: Stance on LEss Design.


No entanto, Natanael afirma que o projeto não se limita ao corte de madeira, mas também a uma componente de responsabilidade ambiental, pois é feita a plantação de novas árvores que asseguram a sustentabilidade do produto, facto que é conseguido através de uma parceria com a Associação Plantar Uma Árvore.

A nível morfológico, o designer descreve-o como um objeto elegante, mas robusto, composto por duas peças simétricas que servem de suporte. É um objeto versátil funcionando para vários dispositivos e portátil podendo ser facilmente transportado numa mochila. Os modelos são dois, o standard e o light e contém tamanhos e pesos distintos.

Em questão de propósito e qualidade a nível funcional este responde na sua plenitude, elevando o dispositivo e permitindo que o pescoço e costas do utilizador apresentem uma postura mais correta. Para além disso, com a sua fisionomia, ajuda à refrigeração do computador. O material que o compõe é resistente, o que faz com que não se degrade com a utilização.

Conceptualmente, o Natanael conseguiu que o produto tivesse padrões éticos elevados. “Ele é feito em Portugal, só com produtos orgânicos e totalmente sustentável. A maneira como compramos e criamos está a alterar o nosso mundo e penso que mais do que nunca estas questões são fundamentais em todos os projetos de design.


No que diz respeito à sua formação académica, Natanael estudou Design Gráfico e Multimédia na ESAD e isso influenciou-o direta e indiretamente a tomar algumas opções no seu trabalho até hoje.

Uma vez que está ligado à área criativa e tem este espírito empreendedor tão presente no trabalho que realiza, questionei-o sobre a possível existência de barreiras que nos podem impedir de levar a nossa criatividade mais longe e ter sucesso e estabilidade financeira em Portugal. O Natanael afirmou que “Barreiras intelectuais ou conceptuais penso que nem por isso, porém sem dúvida do ponto de vista financeiro existem muito poucos apoios que sejam verdadeiramente focados nas ideias e nos empreendedores. Mas pior que isso é o contexto de pobreza que nos cerca. Dificilmente se investe em design quando nos vemos aflitos para pagar a renda e as despesas da casa."


Este é um produto que merece a nossa atenção e apoio e que, sem dúvida, apresenta muito boas qualidades de produção, sustentabilidade, funcionalidade e design. O Sled pode ser adquirido na Indiegogo, mas também é lá que podem simplesmente ajudar este projeto, existem várias tipos de perks (recompensas) para quem fizer donativos que têm sempre uma recompensa equivalente ao valor doado.

Todas as imagens deste post foram retiradas do website Indiegogo.

1 comentário

  1. Uma excelente ideia para fugir aqueles feios suportes de plástico que não dão com nada! Uma boa ideia mesmo!

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar