Com tecnologia do Blogger.

Broken Mirrors pela Catarina Inácio


A Catarina tem apenas 18 anos e um fantástico talento em progressão e é com muito orgulho que já pode ser considerada uma artista e fotógrafa. No mês de março deixou um pouco do seu testemunho deste mundo por detrás de uma câmara fotográfica aqui no blog, numa entrevista do talks que podem ver aqui.

Hoje voltamos a recordar o que a fez chegar aqui e falamos de um novo projecto, o Broken Mirrors.

Depois de uma infância atribulada, foi aos 14 anos que entrou no curso profissional de Fotografia e aí descobriu a sua identidade fotográfica e uma enorme paixão que não largou mais. Ficou entre os 30 finalistas do concurso REFLEX da CAIS e teve a primeira exposição no Lx Factory. Um mês depois, teve uma exposição na Pré-Reforma da FBAUL.



No seu projecto final de conclusão de curso decidiu que iria debruçar-se sobre o facto de ser portadora de Síndrome de Asperger e defender a igualdade de oportunidades, mesmo com imensos desafios reais e psicológicos. Fez a obra de autor limitada “COMPLEX MINDS”, em que parte das vendas contribuíram para a Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger.

O percurso da Catarina continuou e em 2015 expos em dois espaços diferentes de Lisboa. Viajou até Londres, em 2016, para fotografar um casamento e uma reportagem de fundo pela cidade. Desde março tem tido muito projectos em mãos, como a Broken Mirrror, The Faceless Diary, entre outros (alguns deles serão revelados em breve).




"Todos temos os nossos espelhos quebrados. Mesmo no nosso interior. Por vezes, sem sentir. Apenas estão como vigilantes a ver cada passo nosso. Durante a noite eles surgem, e o pensamento nasce. Uma nova despersonalização nasce para alguns. Uma nova insónia para outros." É como a Catarina descreve o seu trabalho e o Consciente em ligação/encontro/descoberta com o Inconsciente é uma das bases nesta obra. 

"Numa obra fotográfica em que interações ficcionais e fantasiosas aparecem, uma vez que na vida real não há acesso voluntário e consciente ao subconsciente humano, o projecto retrata portanto um universo fantástico onde essa relação é possível e visa fazer o público elaborar como seria se a sua cognição tivesse acesso aos seus desejos e emoções subjacentes e secretas." 




O lançamento online será dia 30 de junho no Flickr e no Behance. Se quiserem ver ao vivo e a cores a Broken Mirrors podem visitar as Escadinhas do Hospital, em Sintra, todas as quintas do mês de julho a partir de dia 7. A exposição estará também em Paris, numa colectiva de arte, sobre o Rio Sena, num barco.

A Catarina está ainda envolvida no desafio “Ler em Sintra”. Um projecto criado por Jozé Sabugo e com o apoio da exposição da Catarina Inácio para promover a literatura, arte e Sintra. O objectivo deste é tirar um auto-retrato ou uma fotografia a alguém a ler um livro, que retrate ser o seu “espelho”, em Sintra e indicar com a hashtag: #leremsintra2016. Em Setembro serão expostas as fotografias das pessoas que fizeram parte deste desafio.

Todas as fotografias deste post foram cedidas pela Catarina e fazem parte da Broken Mirrors.

7 comentários

  1. Que imagens brutais. Espantosas, mesmo. Muitos parabéns pelo excelente trabalho, Catarina!

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. As fotografias estão mesmo fantásticas. Excelentes e perfeitas mesmo. Os tons de azul e preto com o tom quase nude dos modelos é um padrão excelente. E a técnica fotográfica é muito boa também: a água na fotografia 4 tem um aspecto tão viscoso que parece que estamos a olhar para um quadro a aguarelas. Destas fotografias todas, esta é talvez a minha favorita. E os parabéns à Catarina pelo excelente trabalho que tem feito com uma tão tenra idade. As melhoras da sortes para o seu futuro :)

    ResponderEliminar
  3. Olá, nomeei o teu blog para Sunshine Blogger Award. https://sardinhaforadalata.pt/2016/07/25/sunshine-blogger-award/ Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. que talento, as fotografias são uma mais evolvente que a outra, parece que elas nos transporta para um novo universo, o universo da catarina.

    Com carinho, Hina || Alma Criativa

    ResponderEliminar
  5. Adorei tudo, parece que as palavras e as imagens mexem connosco, é como se nos entrassem na alma.
    Muitos parabéns, não conhecia o teu blog mas agora não vou parar de ler, estou a adorar tudo. (embora não consiga encontrar o botão para te seguir, mas já te adicionei aos círculos)

    Muits parabens pelo teu trabalho, continua ;D

    beijinhos

    http://sweetdiyswithmaria.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. A Catarina nasceu com o dom da fotografia e os resultados estão à vista! Adorei as tonalidades, a composição, sombras, tudo na realidade das fotografias. Transmitem paz e tranquilidade.

    *SORTEIO DO LIVRO EPIC BLOG*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que é uma miúda cheia de talento! :)

      Eliminar