Com tecnologia do Blogger.

O mundo contornado da Joana Rosa Caçador


As ilustrações da Joana são quase a sua impressão digital artística, que marca de uma forma bonita tudo o que é desenhado por ela. Desde os contornos a preto, sublimes e harmoniosos com a representação, até aos retratos expressivos que demonstram vitalidade e a personalidade de quem foi retratado, são vários os aspectos que fazem da Joana uma ilustradora talentosa em ascensão. Hoje podem conhecer o início do seu percurso, o que a inspira e como trabalha, aqui no talks.

Como chegaste ao mundo da ilustração?
Acho que a ilustração sempre fez parte da minha vida, mesmo sem dar conta. Os meus pais leccionaram Educação Visual e Tecnológica tiveram grande influência em mim, pois sempre tive contacto com desenho, trabalhos manuais; e a todo o tipo de materiais e técnicas. Os livros ilustrados e o cinema de animação também tiveram influência, pois fizeram com que eu quisesse desenhar ainda mais e melhor. Por isso, como sempre desenhei e não sei ser de outra maneira que não assim, posso afirmar que é algo que faz parte de mim. 
Do ponto de vista mais profissional, foi a partir do momento em que decidi criar uma página dedicada ao meu trabalho como ilustradora, que comecei a ter alguma visibilidade; consequentemente acabei por receber pedidos de encomendas e convites para participar em exposições. Porém, tenho ainda um longo caminho a percorrer.

  

Qual é a tua formação académica e como é que ela te influenciou?
Licenciei-me em  Design do Produto pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo e aí, foi aconselhada por alguns professores (nomeadamente de Desenho e de Projecto) a tirar o Mestrado em Ilustração. E foi o que acabou por acontecer, concluída a licenciatura, candidatei-me ao Mestrado de Ilustração na ESAP-Guimarães e ainda bem que assim foi, porque a ilustração é aquilo a que me quero dedicar.


Nas tuas contas das redes sociais podem ver-se várias ilustrações personalizadas que resultaram de encomendas especiais de clientes. Como é a experiência e qual é o processo criativo que segues nesses casos?
Na verdade, tudo começou com uma ilustração que fiz para oferecer ao meu namorado no Dia de S. Valentim. A nossa representação surgiu dentro de um género simples e quase caricatural (a cabeça ligeiramente maior do que os corpos, membros alongados e esguios, a utilização de apenas duas cores) permitindo, ainda assim, reconhecer as pessoas ali recriadas. Houve logo uma aceitação muito grande por parte de amigos e familiares e a partir daí, comecei a receber pedidos de encomendas dentro desse género. 
Confesso que esta experiência tem sido muito gratificante, tanto na criação de ilustrações de pessoas amigas, como daquelas que apenas conheço por via da minha página: é um presente que fica na memória e é exclusivo, pois tento sempre criar poses e elementos decorativos diferentes, para que nunca existam duas ilustrações iguais. Por outro lado, além de serem um desafio para mim (visto que na maioria das vezes represento indivíduos que não conheço pessoalmente), são também muito interessantes por ficar a conhecer as reacções das pessoas ao verem-se recriadas por mim. 
No que diz respeito ao processo criativo, este passa por algumas etapas até ao produto final. Em primeiro lugar existe a necessidade de perceber se existe um tema central para ilustração (por exemplo se é para oferecer no natal, aniversário, casamento, baptizado, uma frase que identifique a pessoa, ou outro…), seguidamente peço algumas fotografias do(s) elemento(s) a ilustrar e a partir daí, passo para a fase de esboços. Assim que considero que consegui captar as expressões (e assim que tenho o feedback positivo do cliente), dou início a arte final (o preenchimento com tinta-da-china e cor). Finalizado o trabalho este é cuidadosamente embrulhado e enviado por correio.

 

Que tipo de trabalho gostavas de fazer que ainda não tenhas feito?
Adorava ilustrar um álbum narrativo, pois foi o “género” que estudei durante a realização da minha dissertação de mestrado e pelo qual tenho mais interesse actualmente. 


Normalmente que materiais utilizas no teu trabalho?
A tinta-da-china (canetas ou aplicação a pincel) e aguarelas são uma constante no meu trabalho. Gosto também de explorar o desenho digital, introduzindo texturas e cor nos desenhos previamente digitalizados.


Em que/ quem te inspiras na execução do teu trabalho?
O meu trabalho é inspirado pelos mais variados temas: como as mulheres e o universo feminino – onde exploro a fisionomia e vestes das suas personagens ou então brinco com os seus temas e manias mais comuns; desenvolvo também ilustrações relacionadas com a natureza e dos objectos do quotidiano (conferindo-lhes a estes últimos características e personalidades humanas), gosto de criar padrões com alguns destes e por fim, tenho vindo a elaborar retratos por encomenda, como já foi referido anteriormente, que permitem produzir imagens quase caricaturais e humorísticas das pessoas representadas.


Com que hobbies ocupas o teu tempo?
Gosto de ler, de fotografia (analógica ou digital), e claro, desenhar!

Que livro andaria sempre contigo?
É difícil escolher apenas um, mas confesso que o livro que me acompanha muitas vezes é o Orgulho & Preconceito de Jane Austen. As personagens são encantadoras e aprecio a crítica subtil que é feita à sociedade da época. Já o li imensas vezes e adquiri recentemente uma edição inglesa magnificamente ilustrada por Alice Pattullo, que para mim é um objecto de luxo.

Que filme verias vezes sem conta?
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain continua a ser um dos meus filmes que mais gosto de revisitar: pela forma como as diferentes histórias se completam, a banda sonora da autoria de Yann Tiersen e claro pela engenhosa Amélie. Quem não gostava de ser a Amélie?

Numa palavra como definirias o trabalho de um ilustrador?
Desafiador! 

Para que não vos escape nada do trabalho da Joana, podem acompanhá-lo na sua página de facebook e no instagram. Se quiserem adquirir algo com estas ou outras bonitas ilustrações conheçam a oferta no seu perfil da Society6.


Imagens retiradas da página de facebook da artista. A primeira imagem foi disponibilizada pela Joana especialmente para este post.

2 comentários

  1. As ilustrações da joana são muito engraçadas, gosto muito :p

    Beijinhoos****
    Cantinho da Suu / Participa no sorteio do blogue

    ResponderEliminar
  2. As ilustrações estão simplesmente fantásticas. A que me chamou mais a atenção foi a terceiro: cada vez gosto mais de ver trabalhos em que objectos inanimados ganham traços humanos.

    ResponderEliminar