Com tecnologia do Blogger.

Chapters & Scenes #1 - Hidden Figures


O primeiro tema do Chapters & Scenes é Girl Bosses. Começámos com um tema muito forte e por aqui a escolha foi difícil, mas acabou por ir para o Hidden Figures.


Com a estreia em Fevereiro deste ano, o filme conta a história de Katherine, Dorothy e Mary, três mulheres afro-americanas que ofereciam à NASA as suas fantásticas qualidades enquanto matemáticas, trabalhando como “computadores” quando os próprios não se encontravam suficientemente desenvolvidos para serem capazes de realizar todos os cálculos necessários.

O ambiente era pesado e a pressão uma constante, pois tudo decorreu no início da década de 1960 onde, em plena Guerra Fria, os EUA e a União Soviética corriam contra o tempo e um contra outro para alcançar o título de primeiro a colocar um homem no espaço. Mas ao longo do filme vamos percebendo que nem só destes desafios se vão alimentando as vidas destas mulheres e as barreiras raciais e de género vão surgindo quase a cada passo que dão tanto a nível profissional como pessoal.


A discriminação estava por todo o lado, na sociedade e consequentemente nas estruturas e edifícios. A primeira impressão com que podíamos ficar quando a história nos é apresentada é que não haveria hipótese alguma de ultrapassar as barreiras do preconceito mas, e como girl bosses que são, estas três mulheres mostram de forma muito inteligente que o seu valor não deve ser subestimado.
Com ambições e sonhos como qualquer outra pessoa, elas são o despertar de algo muito bonito e importante – a capacidade de fazer história -, e fizeram-no porque, em primeiro lugar, deram o seu inigualável contributo para o lançamento do astronauta John Glenn e o seu retorno em segurança e, em segundo lugar, tiveram a determinação para enfrentar muitos medos e ideias pré-concebidas superando-se a si próprias e a todas as expectativas que a sociedade podia ter delas enquanto mulheres negras.

É verdade que algumas cenas do filme são propositadamente diferentes da história verídica para causar mais impacto ou serem de alguma forma mais reconfortantes, mas a essência está toda lá – tanto na realidade como na ficção.



Recomendo-vos a abraçar a coragem destas mulheres e deixarem-se inspirar pelas Girls Bosses espalhadas pelo mundo.


Estes são os blogs que participam no Chapters & Scenes e lá podem encontrar outras sugestões para o tema do mês de Outubro:
Deixa Ser  |   A Outra Mafalda's Books  |  Andreia Moita  |  Infinito Mais Um  |  Limited Edition 
Daily Echo  |  Meek Sheep  |  Às Cavalitas do Vento  |  Uma Chávena de Charme  |   Joan of July

Mais informações do projecto aqui.

2 comentários

  1. ainda não vi este filme, mas tenho curiosidade especialmente para ver a actriz que faz de cookie em "empire" noutro registo. e por falar em cookie, ela é que dava uma girlboss do caraças! ;)

    ResponderEliminar
  2. este filme é absolutamente incrível e a verdade é que acho mesmo que se deve continuar a falar mais e mais deste tipo de assuntos raciais mesmo que já existam muitos filmes, documentários e artigos sobre isso. Nas minhas férias em são tomé acabei por comentar com a susana da bless que infelizmente me tinha apercebido nesta primeira visita a africa que infelizmente a cor da pele ainda dita em muitos países a educação e os privilégios que tens e isso é muito mas muito triste. um grande beijinho

    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar