Com tecnologia do Blogger.

Inspiração em três animações


Diariamente, cruzamos-mos com imagens, textos ou vídeos online que nos enchem os olhos e o coração. Muitas animações ou short films fazem parte desses conteúdos, pelo menos para mim. Algumas destacam-se pela história, outras pelo estilo gráfico e/ou edição e técnicas usadas.

São muito fáceis de encontrar, porque estão por todo o lado, inclusivé nas redes sociais. Em contrapartida nesses locais nem sempre lhes damos a devida atenção e, por isso, hoje decidi selecionar para vocês três animações bonitas que encontrei nos últimos tempos.



Esta é a história de um casal, Kat & Doug, que adora fazer cupcakes e o seu sonho é ter a própria pastelaria. Com esse objetivo em mente, a produção em casa era o caminho que ambos decidiram seguir, mas quando o forno avaria acabam por ver o seu sonho adiado tendo de arranjar outros trabalhos que lhes permitissem juntar o dinheiro necessário para o substituir. A situação acaba por desencadear um afastamento, tanto do seu plano inicial como deles próprios.

Here’s the plan, precisou de 2 anos de trabalho e 32 pessoas, dirigidas por Fernanda Frick, para estar concluída. São 18 minutos que nos mostram que podemos ser mais felizes a fazer planos, sejam eles quais forem, e que para isso é bom saber quando e como remar a favor da nossa própria maré.




Todos os dias, uma menina de 13 anos tentava que os seus modelos de aviões voassem, mas sem sucesso. Um dia, decide fazer uma pausa para pensar em soluções que melhorassem o desempenho dos seus projetos. Ao ser “atingida”, acidentalmente, por um pequeno ser e pela sua máquina voadora, dá início a uma corrida contra o tempo para o ajudar a levantar voo novamente antes de ser tarde demais.

Uma das curiosidades desta animação é que a equipa de produção admite que a sensação que tiveram com o feedback do resultado final foi exatamente a mesma da mensagem que pretendiam transmitir:

when you put in everything you've got, sometimes you achieve more than you ever expected




A história em si é muito mais curta que as anteriores. No entanto, todo o trabalho de produção é de louvar. Três simples minutos para nós, significam muitas e muitas horas de trabalho (por vezes, impossível de sequer imaginarmos) para que o resultado seja o esperado.
O jogo de luz e sombra está incrivelmente bem conseguido e serve de base para todo o entendimento das cenas da animação, em que uma pessoa que adora livros procura formas de conseguir ter o que todos os outros têm.

Podem encontrar imensas curiosidades e informações nos sites e redes sociais destas animações (links nos títulos). Caso tenham por hábito ver animações deste género, digam nos comentários quais são as vossas favoritas ou qual foi a última que viram 😊

7 comentários

  1. Não conhecia nenhuma e não tenho por hábito ver, mas vou ver estas :) depois digo-te o que achei ;)

    ResponderEliminar
  2. já conhecia o here's the plan, amo muito tudO. A história é muito forte e a animação está irrepreensível. Os outros dois desconhecia, e é por isso que gosto de passar aqui pelo teu cantinho, porque tens sempre projectos maravilhosos para partilhar :) beijo grande

    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Vânia <3
      Here's the plan também é uma das minhas animações favoritas dos últimos tempos :)

      Eliminar
  3. Houve uma altura em que tinha muito o hábito de procurar activamente curtas-metragens e agora não me recordo do nome de nenhuma :P Mas gostei destas e em especial da primeira, porque gosto da posição de resiliência que as personagens assumem. E gostei do pensamento no final :) Muito bonito. Nova seguidora! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Enganei-me, btw :p Queria dizer a segunda!

    O meu blog: http://missdeblogger.blogspot.pt

    ResponderEliminar