Com tecnologia do Blogger.

Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes


Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes é um projeto de Elena Favilli e Francesca Cavallo; duas mulheres corajosas que decidiram lançar um livro colocando de parte as vidas de encantar das princesas dos contos e olhando com mais atenção para as mulheres reais.


Falar deste livro hoje, dia 8 de março, é ainda mais especial. Tanto o dia como o livro são uma forma de homenagem, uma forma de demonstrar o respeito e a lealdade que temos às mulheres corajosas que vão existindo por aí. Neste post vão poder encontrar 8 factos sobre o Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes que (espero eu) vos deixem com muita vontade de o ter na vossa estante.

1. Começou por ser uma ideia pequena, mas rapidamente ganhou força, de tal forma que quebrou os recordes de iniciativas do género no crowdfunding, tendo tido mais apoio do que qualquer outro projeto.

2. Apesar de ser um livro infantil, torna-se uma leitura muito agradável para qualquer pessoa que queira saber mais sobre algumas personalidades que marcaram a história. Em qualquer idade podemos aprender muito ao ler sobre mulheres que já lutaram e sobre aquelas que ainda estão a meio de grandes batalhas.

3. Cada uma das cem mulheres é dada a conhecer apenas em duas páginas. Na primeira encontramos a breve descrição da sua vida e o que a tornou inspiradora e, na outra, um retrato e citação.

4. Para fazer os cem retratos foram convidadas sessenta ilustradoras de 22 países de várias partes do mundo. Helena Morais Soares foi a portuguesa que deu vida às páginas de Frida Kahlo e Miriam Makeba.

5. No livro temos contacto com diversas personalidades de áreas muito distintas. Desde cientistas, artistas, ativistas, escritoras, rainhas e imperatrizes, guerreiras, atletas e chefs de cozinha. Todas elas têm, ou já tiveram, algo bom a acrescentar ao mundo que conhecemos.

6. Já deram por vocês a pensar numa coisa espetacular que exista ou tenha sido descoberta pelo Homem? Provavelmente, ela foi criada ou só sabemos que é assim graças a uma mulher. Felizmente, existe este livro e posso-vos dizer que acabei de ler algumas das histórias com um sorriso na cara e a pensar: Isto sim, é Girl Power.

7. As autoras são fundadoras do laboratório de inovação Timbuktu Labs. Com conteúdo desafiante e tecnologia de ponta pretendem redefinir as fronteiras dos media para as crianças.

8. No fim do livro existe um espaço “Escreve a tua História” e “Desenha o teu retrato”. Depois de uma dose tão boa de inspiração e força será ainda mais fácil para miúdos e graúdos voar mais alto e pensar naquilo que se é ou que se quer muito ser, sem medo.


Entretanto, o segundo volume já anda por aí, com mais cem novas histórias que nos fazem acreditar que um mundo mais justo e igualitário pode ser construído por nós, todos os dias. Conta com mulheres incríveis como Agatha Christie, Yeonmi Parke, Nefertiti, J.K. Rowling, Beatrix Potter e Simone Veil. 

E vocês, já conheciam estes dois livros? Se sim e se já leram, deixem nos comentários a vossa opinião 😊

5 comentários

  1. Gostei mesmo! Não estou a mentir. Depois do post estou mesmo a ponderar comprar o livro! Obrigada :D

    Miss DeBlogger

    ResponderEliminar
  2. Nós adoramos este livro. É um conceito tão simples, mas tão inspirador! Bom para inspirar miúdos, mas também para nos lembrar que as mulheres mudam o mundo todos os dias, e que nós também podemos mudá-lo.

    @IndigoCrush

    ResponderEliminar
  3. Sim, está na wishlist! Já o comprava por causa da minha adorada Frida hehe mas calculo que seja deveras inspirador.

    ResponderEliminar
  4. Ai, mais um para a minha wishlist!

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Bem, já vi várias vezes este livro, mas acabei por nunca pegar nele por achar que fosse uma coisa bem mais infantil. Com este teu post fiquei absolutamente rendida e tenho de o ir comprar! O primeiro e o segundo volume!

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar