Com tecnologia do Blogger.

Iniciação à Caligrafia com a Workshoped


Aprendermos algo novo com frequência é das melhores e mais divertidas experiências que podemos ter. Pode ser igualmente gratificante aperfeiçoarmos técnicas e conhecimentos que já temos ou mesmo descobrir novos talentos e coisas que gostamos de fazer.

A Workshoped vem permitir-nos um pouco disto, de uma maneira muito particular. Dentro das suas Workshop Boxes temos acesso aos elementos necessários para aprender sobre o tema que escolhermos, sem sair de casa.
Já pensaram no quão prático isso pode ser? Com um ambiente à nossa escolha, com quem quisermos (sem pagar mais por isso) e podendo utilizar outros materiais que temos à mão ou com os quais nos sentimos confortáveis, acabamos por tornar toda esta experiência mais pessoal.

Quando descobri este projeto e as caixas que tinham disponíveis, a minha escolha foi mais do que imediata. A Iniciação à Caligrafia era a desculpa perfeita para praticar mais, reinventar e aprender novas técnicas.


O que está nesta box

Dentro da caixa vão poder encontrar tudo o que precisam para dar os primeiros passos no treino da caligrafia, incluindo materiais e instruções.
– Marcadores Calibrados (0.3mm e 0.8mm) e um Marcador Pincel
– Lápis Nº2 HB e Borracha
– Cadernos de treino para tipo de letra Serif, Cursive e Brush
– Folhas de treino caligráfico e folhas para rascunho 


As Workshop Boxes

Para além da Iniciação à Caligrafia, existem caixas mais docinhas (Chocolates Artesanais) e mais cheirosas (Velas Perfumadas e Sabonetes Artesais). Duas outras que estou muito curiosa para experimentar são as de Fazer Carimbos e Stencil em Tecido.


A workshoped pode tornar as vossas ideias realidade

É verdade! Se gostavam de aprender algo específico, mas não encontram uma forma prática de o fazer, podem sugerir à Workshoped que faça uma caixa. 
Hugo Félix e Bárbara Leite criaram esta startup portuguesa o ano passado. Têm muitas ideias em desenvolvimento e outras por desenvolver, mas sugestões são sempre bem-vindas. Se a vossa for lançada terão um desconto especial.

Ficaram curiosos? Vão até ao site, facebook ou instagram para descobrir mais.


Agora, se o treino da caligrafia está nos vossos planos

Uma das ideias da Workshoped é complementar as boxes com vídeos que permitam a quem as adquire tirar ainda mais partido da sua experiencia. No entanto, a inspiração também é fundamental para continuar a praticar e, no que diz respeito à caligrafia, o instagram e o pinterest são fontes inesgotáveis de exemplos bonitos.
A rapidez é inimiga da perfeição, já dizia o ditado. Na caligrafia vão perceber logo que fazer mais rápido não significa fazer bem, principalmente se o vosso estilo favorito é mais brush lettering.

Aquele medo da tinta que não se pode apagar é, por vezes, o factor limitador que acaba por levar algumas pessoas a não tentar com receio de errar e fazer uma grande asneira. Existem certos efeitos no lettering que só se conseguem com uma caneta, mas existe mais que uma oportunidade para tentar, certo? Tentem sempre manter as vossas expectativas ao nível da vossa prática e não vale colocarem demasiada pressão em vocês (a caneta e o papel vão sentir! 😋). 

Para cada material o seu resultado. Cada tipo de caneta proporciona um resultado completamente diferente. Há que ter em atenção as pontas, o tipo de tinta e, claro, o papel onde está a ser utilizada. 

A prática vai dar-vos uma recompensa. À medida que se sentirem mais confiantes de caneta na mão, mais fácil vai ser perceberem com que é que se identificam e criarem o vosso próprio estilo. O ideal para isso acontecer é mesmo terem em conta que a inspiração, que encontram no trabalho de outras pessoas, deve servir apenas de motivação e não de referência. Por outras palavras, criem os vossos próprios “vícios” e movimentos a desenhar e não se deixem levar demasiado por outros. 

Bem, vamos a isso? 😊

2 comentários

  1. gosto tanto deste projecto, já me apareceu várias vezes no Facebook e até já tinha andado no site a vasculhar as opções e na altura fiquei de olho na caixa dos sabonetes mas depois passou-me. Agora que vi este teu post voltei a sentir vontade e acho que vou encomendar para experimentar. beijinho grande querida Mariana

    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar
  2. não conhecia o projeto mas fiquei mesmo curiosa, é muito interessante (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar