Com tecnologia do Blogger.

Clube de Combate Feminista


Falar do Clube de Combate Feminista é mais do que falar de um livro. É falar sobre um tema tão antigo como atual, tão explorado como esquecido. É falar do que é ser homem e mulher, com todas as desigualdades que isso implica, e nunca tomando uma posição contra um dos géneros.

Jessica Bennett faz-nos compreender o que está para além do óbvio nos comportamentos que consideramos mais comuns do dia-a-dia, como ambos os sexos contribuem para determinadas situações que levam a injustiças ou ao desconforto pessoal e profissional e, ainda, como poder contornar ou evitar que se propaguem no tempo.


O livro está dividido em seis partes, todas elas muito importantes para compreender a mensagem da autora que se mune do humor a toda a hora, fazendo-nos soltar uma gargalhada mesmo quando pensamos “É verdade. Infelizmente, é mesmo isso que acontece...”.


A forma como a autora vai acrescentando novas ideias e conceitos torna a leitura leve e, de certa forma, mais fácil de retomar em qualquer momento do livro. São-nos apresentadas “categorias” onde se enquadram determinadas características e de seguida são descritas “as táticas de combate” a utilizar para lidar com elas (ex.: Parte Um - Conhece o teu inimigo) ou contrariar comportamentos. (ex.: Parte Dois - Conhece-te a ti mesma).

Apesar de, na maioria das vezes, se focar num ambiente de trabalho de escritório para descrever situações, o livro é muito rico em dados que resultaram de investigações e estudos fidedignos. Isso é ótimo porque sentimos que estamos a ler muito mais do que um simples “manual” com dicas. Podemos mergulhar em testemunhos reais, cheios de pontos com os quais nos identificamos, mas também em histórias que vão para além do que conseguimos imaginar como uma possibilidade, mas que podem ser a realidade de alguém muito próximo de nós.

Por tudo isto, esta é uma leitura que aconselho a todos (mesmo àquelas pessoas que se sentem as mais privilegiadas do mundo), porque é bom todos estarmos mais atentos e despertos para o que nos rodeia com alguma pró-atividade.


Mais, mais e mais...

O livro termina com algumas sugestões de como começar um CCF, alguns dados históricos sobre outros clubes e algumas recomendações de livros e músicas que poderão complementar a leitura deste.

Nº de páginas: 311
Livro cedido pela Alma dos Livros.

Sem comentários