Com tecnologia do Blogger.

A criatividade animada da Joana Muge


Dar vida a ilustrações é uma das principais tarefas da Joana Muge num mundo do motion design e certamente já se cruzaram com o seu trabalho por aí. Hoje, conhecemos um pouco melhor quem está por detrás destas histórias coloridas e animadas.


Qual a tua formação académica e em que é que te influenciou nas tuas escolhas a nível profissional?
Passei toda a minha infância a achar que iria ser arquitecta, mas mal entrei para o curso de Arquitectura que percebi que não era nada daquilo que procurava. Depois de muita indecisão, decidi ir para o curso de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimedia na ULHT, porque web design era uma área que me interessava na altura. Só mais tarde, durante o curso, descobri o 3D e o Motion Design. Numa aula vi uma peça de Knife Party, que se chama 'What Barry Says' e percebi que era aquilo que queria fazer.  Inicialmente, achei que seria a parte de 3D que me tinha cativado, mas mais tarde, já depois de começar a trabalhar como artista 3D, percebi que preferia a parte de Motion Design.

O teu trabalho está repleto de motion design. Quais são os principais aspectos diferenciadores, no processo de trabalho, relativamente a algo estático?
Ilustrar para impressão ou para motion design é muito diferente. Mesmo sem falar nas diferenças técnicas, quando ilustramos para motion o mais importante é pensar como é que aquela ilustração vai ganhar vida. Qual a composição que vamos ver, quais os elementos que necessitamos para a cena e como é que vão interagir em conjunto.


Quais são as tuas referências e quem é que te inspira?
Tento não procurar inspirações só na área de motion design. 
Acho que a minha maior referência é o James Victore, não influencia propriamente o meu estilo mas sim a forma como tento abordar o trabalho e a criação.
Em relação a motion design, adoro o trabalho do Emanuele Colombo e do Simon Tibbs.

Como é normalmente o teu processo criativo?
O meu processo começa sempre pela pesquisa. Para mim é a parte mais importante e que me ajuda a definir o que quero para o projecto. Normalmente pesquiso no dribbble e pinterest e uso o pinterest para fazer um moodboard.
Depois avanço para os style frames, já com uma palete definida. Nos style frames defino sempre o estilo dos personagens e da iconografia. Depois de ter os style frames aprovados e fechados, avanço para o storyboard já com as ilustrações finais. Só depois de todo este processo é que começo a animar! Para ilustrar uso o illustrator para animar o after effects.


Se tivesses de escolher apenas três trabalhos teus para te representarem quais seriam?
DECO, PAGE FREEZER LEGAL e KINKSTR, porque são os que melhor representam o estilo de animação e ilustração que gosto mais de fazer.

Que tipo de projectos gostavas de fazer que ainda não tenhas feito?
Sinceramente, já trabalhei em tantos projectos diferentes que não há nada que gostava mesmo de ter feito e que ainda não fiz! Mas gostava de, nos próximos tempos, desenvolver mais projectos de explainers informativos dedicados a crianças.


Com que hobbies ocupas o teu tempo?
A maioria do meu tempo livre é passada com o meu marido e filho. Mas sem duvida que o meu hobbie favorito é “magicar” coisas novas para fazer/ver ou para mudar… Aquele sítio novo para ir, aquela série para ver, aquele diy para fazer para o meu filho, aquela receita nova… E claro que o pinterest desempenha um papel fundamental em toda essa divagação! Sou assumidamente viciada.

Que livro andaria sempre contigo?
Apesar de ser muito díficil escolher só um, escolhia o The Life-Changing Magic of Not Giving a F**k da Sarah Knight. Porque naqueles dias mais difíceis, basta olhar para a capa e ler o sub-título  “ How to stop spending time you don’t have doing things you don’t want to do with people you don’t like”, para perceber que há demasiadas coisas que não merecem nem um segundo da nossa atenção!


Que filme verias vezes sem conta?
Sem dúvida, o Eternal Sunshine of the Spotless Mind de Michel Gondry. É sem dúvida o meu filme favorito e aquele que nunca me canso de ver. A combinação Charlie Kaufman/Michel Gondry é simplesmente fantástica!

Numa palavra como definirias o trabalho de um designer?
Malabarista. Principalmente para um motion designer que ilustra e anima, há sempre muitas bolas no ar!



Não se esqueçam de seguir a Joana no facebook e no instagram para não perderem as novidades bonitas que vão aparecendo por lá.

Sem comentários